Voltar
Agronegócio
2 min de leitura

Nova metodologia revela aumento na produção de soja

Mercado de soja: Comportamento dos preços e prêmios no início do ano sugerem maior disponibilidade de grãos

Leonardo Gottems15 de abril de 2024 às 12:04
Nova metodologia revela aumento na produção de soja

Segundo a Agroconsult, a área de plantio de soja no Brasil é 1,2 milhão de hectares maior do que o previsto pela Conab, devido a uma mudança em sua metodologia de cálculo. Isso leva a uma estimativa de produção para a safra 2023/24 quase 10 milhões de toneladas maior do que a projetada pela Conab. Para a safra 2022/23, a Agroconsult também prevê uma produção significativamente maior do que a estimada pela Conab.

Juntando as duas safras, a produção de soja no Brasil é 17,4 milhões de toneladas maior do que a estimativa oficial, evidenciando uma discussão longa no mercado sobre a produção real brasileira de soja em comparação com os dados oficiais, o que impacta os preços, especialmente na entressafra.

André Pessôa, da Agroconsult, afirmou que o comportamento dos preços e dos prêmios indica que havia mais soja do que o reportado nos anos anteriores. A Agroconsult ajustou seus próprios números de área e produção devido à nova metodologia, resultando em um aumento na área de plantio e na produtividade média brasileira. Enquanto alguns estados apresentaram resultados abaixo do esperado, como Paraná e Mato Grosso do Sul, outros mantiveram uma produtividade estável, como a Bahia, e o Rio Grande do Sul foi o único estado a registrar um aumento na produtividade, com a colheita prevista para avançar rapidamente em abril.

Apesar de Estados importantes, como Paraná e Mato Grosso do Sul, terem tido resultados aquém do esperado, os produtores da Bahia devem alcançar uma colheita de 63,8 sacos por hectare, representando uma queda de 4,8% em relação à temporada anterior. O Rio Grande do Sul foi o único Estado a registrar um aumento na produtividade, após dois anos de safra abaixo do esperado. A média de rendimento é estimada em 57,2 sacos por hectare, podendo haver surpresas positivas até o final da colheita, que está prevista para avançar mais rapidamente em abril.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Agronegócio