Proposta do governo do Paraná visa tornar segurança hídrica uma política pública
Implantação de práticas para disciplinar os usos múltiplos da água

Na última terça-feira (12), foi enviado à Assembleia Legislativa do Paraná um projeto de lei pelo Governo Estadual com o propósito de estabelecer o Programa Estadual de Segurança Hídrica na Agricultura. A iniciativa busca transformar a segurança hídrica da agricultura paranaense em uma política pública, sendo implementada por meio do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) e incluindo a concessão de subvenção econômica aos agricultores familiares.
Recentemente, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o secretário de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, lideraram uma comitiva que visitou projetos e empresas de irrigação no Nebraska (EUA), estado reconhecido por seu modelo bem-sucedido nesse setor.
Conforme divulgado pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, o programa tem como metas implantar práticas que regulamentem os usos múltiplos da água, diminuir a escassez de recursos hídricos e aprimorar o meio ambiente. Além disso, busca assegurar a continuidade da produção agrícola, inclusive em momentos de falta de água, e promover ações de conscientização ambiental.
Dentre as ferramentas propostas para atingir esses objetivos destacam-se o zoneamento agrícola de risco climático, a fiscalização sanitária, a extensão rural, os sistemas de informações agrícolas, o seguro rural e a capacitação técnica.
O projeto de lei prevê a concessão de subvenção econômica aos beneficiários, com quantias que variam de acordo com o tipo de beneficiário e a finalidade, respeitando a disponibilidade orçamentária do Estado.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Seane Lennon
Jornalista especializado em política
Mais de política

Governo se prepara para autorizar importação de arroz por meio de Medida Provisória
Ministro Carlos Fávaro diz que objetivo não é competir com rizicultores gaúchos, mas evitar especulação e altas de preços no mercado nacional

Ministério vai autorizar agroindústrias do RS a comercializarem produtos em todo o Brasil
Setor solicitava ao governo federal medidas de apoio econômico.

Programa assegura a qualidade da produção de mais de 900 cafeicultores
Programa de certificação de propriedades cafeeiras é lançado como o primeiro selo do Brasil emitido por instituição governamental

Lei em Santa Catarina mira diminuir danos causados por javalis
mas soluções inovadoras podem mitigar os danos causados por esses animais.





