A maioria dos produtores do Paraná possui pelo menos um trator
Apenas 10% dos entrevistados planejam adquirir tratores nos próximos 18 meses.

O estudo realizado pela Kynetec Brasil, intitulado "Panorama do Mercado de Máquinas no Setor de Grãos no Paraná", com base em quase 600 entrevistas no estado, revela que os produtores, em média, possuem três tratores por propriedade. Mais de 90% das propriedades contam com pelo menos um trator, uma plantadeira e um pulverizador, enquanto 60% possuem ao menos uma colheitadeira.
Luciana Neves, especialista da Kynetec, elogiou a pesquisa, a qual aborda a percepção dos produtores em relação a marcas, perfil da frota, aquisição e uso de equipamentos, tecnologias, mercado de novos e usados, manutenção, intenção de compra e satisfação dos proprietários. Esses dados serão utilizados como base para um painel nacional semelhante.
No segmento de tratores, a pesquisa revela que a maioria dos produtores no Paraná não pretende adquirir novos equipamentos nos próximos um a dois anos, seja devido ao mercado ou à satisfação com a frota atual. Aqueles interessados em investir geralmente possuem tratores com mais de dez anos de uso. Além disso, cerca de 40% dos entrevistados demonstraram interesse em adquirir equipamentos semiautônomos no futuro próximo.
Luciana destaca que apenas 10% dos entrevistados planejam comprar tratores nos próximos 18 meses, enquanto para pulverizadores, colheitadeiras e plantadeiras, os indicadores foram de 24%, 22% e 20%, respectivamente.
A pesquisa ressaltada por Luciana revela que 94% dos entrevistados veem a indústria de máquinas como impulsionadora da inovação no campo, e 89% acreditam que novas tecnologias revolucionarão a agricultura. Além disso, 85% acreditam que as máquinas contribuirão para tornar o agronegócio mais sustentável. A pesquisa também aborda a percepção do setor em relação às mudanças climáticas e à falta de conectividade no campo, vista como um obstáculo para melhorar o uso de dados nas propriedades.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Leonardo Gottems
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Vale a pena para o agricultor investir em fertilizantes?
Cenário otimista para investimento em fertilizantes na agricultura

Floricultura e Turismo se destacam no Circuito da AgroBrasília
Diversificando o agronegócio: aprenda como incorporar o cultivo de flores ao turismo na AgroBrasília

Soja: Chicago busca lucros e monitora impacto das enchentes no Brasil
Contratos de soja em grão para entrega em julho fecham com leve queda de 0,18%

Tecnologia de híbridos impulsiona aumento na produção de brócolis no Brasil
Importância da genética de sementes em hortaliças para aumento da produtividade





