Carne suína supera desempenho da carne de frango
Flutuações nos preços das carnes bovina, suína e de frango

Nos últimos seis meses, os preços das carnes bovina, suína e de frango tiveram variações significativas em relação ao triênio 2014/2016, utilizado pela FAO como referência para acompanhar os preços internacionais de commodities agroalimentares. De acordo com informações do Suisite, em janeiro deste ano, a carne de frango foi a que teve o desempenho mais fraco, com seu preço médio ficando apenas 4% acima do valor do triênio-base. Isso representou uma queda de 4,40% em relação ao mês anterior e de 10,87% se comparado a janeiro de 2023, devido à demanda global moderada e às exportações abundantes dos principais países exportadores.
Enquanto isso, a carne suína teve um desempenho um pouco melhor, com seu preço ficando menos de 8% acima do progresso no triênio 2014/2016. Apesar de ter aumentado 2,05% em relação a janeiro de 2023, houve um recuo de quase 1% em comparação a dezembro do mesmo ano. Por sua vez, a carne bovina teve um desempenho mais estável, permanecendo quase 16% acima do valor do triênio-base. Apesar de ter tido uma pequena redução de 0,20% em relação ao mês anterior, teve um aumento de 6,19% em relação a janeiro do ano passado, devido à oferta abundante por parte da Austrália e de países da América do Sul.
Apesar das flutuações, os preços das carnes de frango e suína continuam acima dos níveis de 2019 e 2020, retornando aos valores de meados de 2021. Enquanto isso, o preço da carne bovina começa o ano com valores inferiores à média dos três anos anteriores, com uma cotação semelhante à registrada em maio de 2021.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Seane Lennon
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Crescimento discreto da produção de carne suína em dezembro
Desempenho exportador das carnes em destaque no mês de dezembro e ao longo de 2023

SC: Exportações em 2022 são impulsionadas pelo agronegócio, que responde por 64,4% dos negócios internacionais
O Agronegócio: principal impulsionador das exportações catarinenses

Brasil amplia mercado de exportação de carne de frango
Governo brasileiro amplia mercado de exportação de carne de frango para o Lesoto

Exportações de carnes seguem em alta em Santa Catarina
Santa Catarina mantém posição de destaque nas exportações brasileiras de carne





