Câmara aprova regulamentação do mercado de carbono no Brasil
🌱 Agro não foi incluído na regulamentação do mercado de carbono

O Projeto de Lei nº 2148/15, que regulamenta o mercado de carbono no Brasil, foi aprovado pela Câmara dos Deputados no dia 21/12. A relatoria foi do deputado Aliel Machado (PV-PR) e o texto agora segue para apreciação no Senado, sem grandes complexidades previstas. Originado a partir de discussões anteriores na própria Câmara e do PL nº 412/22 aprovado pelo Senado em 04 de outubro de 2023, obteve 301 votos a favor e 81 contrários. Após as alterações dos deputados, o PL retorna ao Senado para avaliação.
O projeto estabelece o Sistema Brasileiro do Comércio de Emissões (SBCE) como central no país, coordenando atividades de fontes que emitem mais de 10 mil toneladas de gases do efeito estufa por ano. A implementação das novas regras será gradual, com regulamento previsto para até 1 ano após a sanção da lei, podendo ser prorrogado por mais 1 ano, dando prioridade à análise ambiental e econômica nesse período.
Os créditos de carbono serão validados por metodologias credenciadas, com registro central no SBCE por entidades independentes. Com um período de transição de 2 anos, a governança do SBCE será dividida em três órgãos: Superior e Deliberativo, para diretrizes e elaboração do Plano Nacional de Alocação de Recursos; Gestor, para regulamentar e fiscalizar o comércio; e Consultivo, para fornecer subsídios.
Os setores do agronegócio foram excluídos do SBCE atendendo ao pedido da Frente Parlamentar Agropecuária, composta por 324 parlamentares. Apesar do debate global sobre mercado de carbono e da pressão de entidades ambientais, a agricultura e a pecuária não estão incluídas na regulamentação proposta. O deputado Machado tentou propor a inclusão do agronegócio no PL, defendendo condições especiais para o setor, mas não houve acordo.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
REDAÇÃO
Jornalista especializado em Meio Ambiente
Mais de Meio Ambiente

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e agricultura biológica: Novas oportunidades para o mercado de créditos de carbono
Preservar o meio ambiente: uma oportunidade lucrativa

Regulamentação na pecuária visa diminuir desmatamento
Governo institui comitê para discutir diretrizes de rastreabilidade do gado no Brasil

Iniciativa de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos completa 22 anos de atuação
Reciclagem de recipientes plásticos para produção de embalagens de agroquímicos

O potencial do crédito de carbono na produção de tabaco
Apresentação destaca a eficiente organização da cadeia produtiva do tabaco em relação à sustentabilidade





