Capacidade de armazenagem agrícola atinge recorde de 201,4 milhões de toneladas
O Rio Grande do Sul se destaca em quantidade de estabelecimentos de armazenagem, com 2.214 unidades

No primeiro semestre de 2023, a capacidade de armazenagem agrícola no Brasil alcançou 201,4 milhões de toneladas, representando um aumento de 4,8% em relação ao semestre anterior. Os dados divulgados pelo IBGE destacam um cenário otimista, com um aumento de 3,0% no número de estabelecimentos em comparação com o segundo semestre de 2022.
Destaques regionais:
- O Rio Grande do Sul lidera em quantidade de estabelecimentos de armazenagem, totalizando 2.214 unidades. - Já Mato Grosso se destaca pela maior capacidade de armazenamento, atingindo 51,7 milhões de toneladas.
Estoques e Variações:
- O estoque total de produtos agrícolas chegou a 76,1 milhões de toneladas, apresentando um aumento de 16,2% em comparação ao primeiro semestre de 2022. - A soja é o produto com maior estoque, seguida por milho, arroz, trigo e café, que juntos correspondem a 95,9% do total armazenado.
Crescimento por Região:
- Todas as grandes regiões do país registraram aumento no número de estabelecimentos, com destaque para o Norte (24,7%). Capacidade dos Silos e Tipos de Armazenagem:
- A capacidade dos silos cresceu 6,0%, alcançando 105,2 milhões de toneladas em relação ao segundo semestre de 2022. - Armazéns graneleiros e granelizados representam 36,3% da capacidade total do país, enquanto os armazéns convencionais, estruturais e infláveis somam 11,5% da capacidade total.
Distribuição Regional dos Tipos de Armazenagem:
- Silos predominam no Sul e representam 46,1% da capacidade total do país nesse tipo de armazenagem. - Graneleiros e granelizados têm maior presença no Centro-Oeste, correspondendo a 58,3% da capacidade total nessa região. - Já os armazéns convencionais, estruturais e infláveis são mais comuns no Sul e Sudeste, totalizando 64,2% da capacidade total dessas regiões.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Aline Merladete
Jornalista especializado em mercado
Mais de mercado

Mercado de bioinsumos atinge USD 330 milhões no Brasil
Mais de 530 produtos para controle de pragas já estão disponíveis no Brasil.

Investimento internacional aquece mercado de biológicos
Potencial de mercado em crescimento: estimado em 6,2 bilhões de reais em 2023 e com projeção para alcançar 16,5 bilhões de reais até 2028

B3 registra alta no fechamento do dia para o milho
Fechamento misto da soja na Bolsa de Chicago

BR 163: Importância no escoamento de grãos e insumos com cerca de 50 milhões de toneladas por ano.
Rodovia é essencial para a agricultura no Mato Grosso





