Agricultura familiar em ascensão: projeções positivas para 2021, segundo Fernando Schwanke
Conceito de integração no setor agropecuário é destacado por secretário do Mapa

Com base em três pilares - crédito, assistência técnica e comercialização, a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura pretende reforçar as políticas públicas para impulsionar ainda mais o setor em 2021. Atualmente, 70% dos alimentos consumidos no Brasil são provenientes da agricultura familiar, que nos últimos dez anos ampliou a produção e contribuiu para a balança comercial.
Em entrevista ao Portal Agrolink, o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, destacou que, após 20 anos, o segmento retornou ao Mapa e agora atua em parceria com o cooperativismo. Todavia, para apoiar a grande parcela de pequenos produtores, Schwanke apontou a assistência técnica como o principal desafio da pasta.
O secretário ressaltou a importância de investir em assistência técnica e extensão rural, considerando a disparidade regional na prestação desse serviço. Para impulsionar a comercialização dos produtos da agricultura familiar, Schwanke destacou os recursos destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e destacou o potencial das compras governamentais de alimentos. Na área de crédito, os programas de bioeconomia e habitação rural têm obtido resultados significativos.
Apesar de a maior parte dos números expressivos do agronegócio brasileiro se concentrarem na agricultura empresarial, Fernando Schwanke exaltou o papel fundamental da agricultura familiar e enfatizou a importância de pensar o agronegócio de forma integrada. Ele ressaltou que os pequenos agricultores são responsáveis pela produção de alimentos frescos no Brasil e abastecem a população brasileira.
Schwanke comparou o setor agrícola com a educação, destacando que, da mesma forma que a educação engloba diferentes níveis de ensino, a agricultura também atende a públicos diversos com políticas específicas.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Lucas Rivas
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Milho tem nova solução eficiente contra praga no cultivo.
Inovação técnica: o que estamos trazendo para o mercado

Soja: Chicago busca lucros e monitora impacto das enchentes no Brasil
Contratos de soja em grão para entrega em julho fecham com leve queda de 0,18%

Preços da soja permanecem estáveis no mercado; confira o encerramento do dia.
Oferta reduzida de soja mantém preços estáveis ou em queda no mercado brasileiro

Provável escassez de soja devido a perda no RS impulsiona negócios e eleva preços
Mercado alcança maior patamar em três meses, mas preocupações com o estado gaúcho amenizam queda





