Voltar
Saúde
1 min de leitura

Fiscalização na cadeia avícola de SP, SC e RS é finalizada pela UE, conforme informa o Mapa

Missão técnica avaliou granjas, incubatórios e laboratórios nos estados de SP, SC e RS

Estadão Conteúdo06 de maio de 2024 às 17:12
Fiscalização na cadeia avícola de SP, SC e RS é finalizada pela UE, conforme informa o Mapa

Uma equipe técnica da União Europeia concluiu a avaliação da cadeia avícola brasileira nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo o Ministério da Agricultura, a auditoria teve como foco a análise dos controles sanitários oficiais, especialmente no que diz respeito à gripe aviária.

Auditores da UE analisaram granjas, incubatórios e empresas exportadoras para verificar protocolos contra a gripe aviária.

Visitas técnicas e verificação de laudos

Durante a missão, inspetores europeus vistoriaram estabelecimentos autorizados a exportar carnes para o bloco europeu e visitaram o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Campinas (SP), certificado pela OMSA para emissão de laudos sobre influenza aviária.

Certificação OMSA

O LFDA de Campinas é um dos laboratórios brasileiros reconhecidos internacionalmente pela capacidade de emitir diagnósticos oficiais de alta confiabilidade em sanidade avícola.

Segundo o ministério, esta foi a terceira missão internacional dedicada à verificação dos controles brasileiros contra a gripe aviária desde março, após inspeções realizadas por delegações do Japão e do Reino Unido.

Não há registros de gripe aviária em granjas comerciais no Brasil.

Até o momento, foram confirmados 164 casos apenas em aves silvestres ou de subsistência, mantendo o status sanitário que garante a continuidade das exportações brasileiras.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Saúde