Práticas sustentáveis na agricultura são tema do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto
Primeira edição do evento é realizada na região Nordeste do país

Dando início na última terça-feira (9), o 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto reúne até quinta-feira (11), experts em agricultura, agricultores locais e estrangeiros, expositores de tecnologias agrícolas, cientistas, além de outros profissionais do setor, no complexo da Bahia Farm Show, em Luis Eduardo Magalhães, no Oeste baiano. O evento bienal é um dos mais relevantes em termos de gestão e boas práticas agrícolas do país.
O agricultor Volnei Zorzi e o consultor técnico Cleverson Pozzebon atuam na agricultura do Paraguai, com cultivos de soja, milho, feijão e trigo, e percorreram mais de dois mil quilômetros para participar do encontro, realizado pela primeira vez no Nordeste este ano. "Acompanhamos as atividades da federação, estivemos em Foz do Iguaçu e decidimos viajar mais de dois mil quilômetros para participar deste evento. Viemos de carro para explorar melhor a região e estamos satisfeitos com tudo que encontramos até agora. Estamos felizes com o evento e vamos continuar acompanhando de perto", afirmou Zorzi.
Defendendo a adoção plena do Sistema Plantio Direto, o consultor destacou a importância de manter o solo na rotação dos cultivos, algo frequentemente negligenciado pelos produtores. Por sua vez, o presidente da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) ressaltou a relevância do evento ao abordar temas como carbono e regeneração do solo.
Segundo a Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (Febrapdp), o Sistema Plantio Direto (SPD) é uma prática agrícola que abrange aproximadamente 36 milhões de hectares no Brasil e está focada na produção sustentável de alimentos, fibras e energia. Para a professora e integrante da comissão técnica científica da Febrapdp, Marie Bartz, o cenário de incerteza climática ressalta a importância do Sistema Plantio Direto para a conservação do solo.
Com foco na agricultura sustentável, o evento contou com palestras e o painel "Solo e a Vida: o Plantio Direto como base para a agricultura sustentável", transmitido em âmbito nacional pelo Canal Rural. O presidente da Febrapdp destacou o papel da emissora como elo com os produtores de todo o país, ressaltando a importância de manter o solo com biodiversidade e cobertura permanente. João Carlos Moraes de Sá, presidente da comissão técnica científica da Febrapdp, apresentou dados técnicos e detalhes sobre o projeto SPD Agro.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Canal Rural BA
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Desafios do setor agrícola frente às mudanças climáticas: estratégias de adaptação
Cerca de 28% das áreas agrícolas no Centro-Oeste do Brasil não são mais ideais, revela estudo recente

Preço do trigo continua em alta nos Estados Unidos
Futuros do trigo para julho registram alta no mercado

Mercado futuro de trigo em alta nos Estados Unidos
Futuros do trigo para entrega em maio registram alta

Produtores rural contrataram mais de 21 mil apólices de seguro em 2024
Alocados R$ 246 milhões para subsídio





