Tomate italiano faz sucesso entre os consumidores do Brasil
A procura por tomates em conserva do Centro-Sul da Itália teve um aumento de 25% nas vendas para o Brasil em 2023, com perspectivas positivas de expansão em 2024. Esse crescimento significativo é impulsionado pela crescente preferência dos consumidores por produtos "made in Italy".
A campanha "Meu Tomati", em seu segundo ano e com apoio da União Europeia e Italcam, desempenha papel crucial nesse aumento das exportações. Guglielmo Vaccaro, presidente da Oi Pomodoro Bacino Centro Sud, destacou o Brasil como o país com maior crescimento nas exportações italianas no ano passado, esperando um aumento expressivo em 2024.
Vaccaro enfatizou que os restaurantes italianos sempre buscaram produtos de alta qualidade, com dificuldades em encontrá-los. A campanha "Meu Tomati" tem fornecido os produtos certos, resultando em aumento imediato da demanda.
Neste segundo ano da campanha, participações em importantes feiras como Super Rio ExpoFood e Anuga Select Brazil têm sido realizadas. Além disso, eventos com restaurantes e distribuidores estão previstos em cinco capitais brasileiras.
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, as importações brasileiras de tomates italianos em conserva passaram de US$ 20,9 milhões em 2022 para US$ 31,5 milhões em 2023. Em 2024, as importações já atingiram quase US$ 9 milhões. A tendência de crescimento nas importações sugere a preferência contínua dos consumidores brasileiros por produtos italianos de alta qualidade e tradição.