Fávaro e FPA elaboram estratégia de apoio a agricultores
Medidas do Governo Federal para auxiliar produtores prejudicados por fenômenos climáticos

Em uma reunião no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o Ministro Carlos Fávaro ressaltou as ações do Governo Federal em apoio aos produtores rurais diante dos desafios causados pelas condições climáticas adversas. O encontro contou com representantes da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), como o presidente Pedro Lupion e o vice-presidente na Câmara, Arnaldo Jardim, além de vários senadores e deputados federais, com foco em buscar soluções práticas para os agricultores afetados.
Uma das propostas em destaque é a análise, pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), da renegociação de dívidas relacionadas a contratos de investimento nas áreas de milho, soja e pecuária, especialmente nos estados atingidos por eventos climáticos recentes.
Durante a reunião, o Ministro apresentou a proposta de prorrogar as parcelas de 2024 e promoveu um debate produtivo sobre medidas adicionais em consideração para fortalecer o setor. Para as dívidas de custeio, está prevista uma avaliação minuciosa de crédito, visando atender às necessidades individuais de cada produtor. Além disso, Fávaro se mostrou receptivo a receber sugestões dos parlamentares, visando ideias que possam trazer benefícios estruturais para o campo.
Outro tema discutido foi a implementação de medidas para equilibrar os preços dos alimentos básicos. O Ministro anunciou que uma das iniciativas será a apresentação, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), dos Contratos de Opção para arroz, feijão, trigo e milho, com o objetivo de incentivar a produção e garantir o abastecimento.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Aline Merladete
Jornalista especializado em política
Notícias Relacionadas
Mais de política

Governo anuncia medidas para produtores do Rio Grande do Sul
Medidas econômicas para enfrentamento da crise: prorrogação de dívidas, concessão de crédito e controle de preços

Agricultores familiares gaúchos solicita suspensão de dívidas por quatro meses
Fetag-RS solicita ao governo federal prazo de 12 anos para renegociar pagamento

Governo se prepara para autorizar importação de arroz por meio de Medida Provisória
Ministro Carlos Fávaro diz que objetivo não é competir com rizicultores gaúchos, mas evitar especulação e altas de preços no mercado nacional

Proposta do governo do Paraná visa tornar segurança hídrica uma política pública
Implantação de práticas para disciplinar os usos múltiplos da água





