Brasil lidera consumo global de algodão sustentável, com 36% do total
Brasil lidera a produção global de algodão sustentável

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), o Brasil se destaca como fornecedor de algodão sustentável em escala global, representando 36% do total consumido no mundo. Esse desempenho se deve, principalmente, ao cultivo da fibra utilizando exclusivamente água da chuva, o que é considerado um processo sustentável.
Além disso, o Brasil está em quarto lugar em volume de produção de algodão a nível mundial, ficando atrás apenas de Índia, China e Estados Unidos. Todos esses países juntos respondem por cerca de 70% da produção global, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Para manter e ainda melhorar sua posição no mercado internacional, os produtores brasileiros levam em conta diversos parâmetros, como a cor da fibra, a presença de impurezas, folhas e características intrínsecas. Pedro Afonso, Técnico de Desenvolvimento de Mercado da BRANDT Brasil, enfatiza a importância do manejo correto para obter bons resultados na produção, destacando a influência de fatores como clima, solo e tipo de plantio das sementes.
Ele ressalta que o planejamento da safra é fundamental e detalha os pontos de destaque a serem considerados: fator climático, fator solo e fator cultura, incluindo aspectos como temperatura do solo, profundidade para exploração de raiz e qualidade da semente.
Por fim, Pedro Afonso destaca o potencial do Brasil para se destacar ainda mais no mercado mundial de algodão, prevendo ultrapassar os Estados Unidos na produção da fibra na safra 2023/24. Essa conquista colocaria o Brasil como o terceiro maior produtor de algodão do mundo, o que contribuiria para fortalecer o posicionamento do agronegócio brasileiro globalmente.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Seane Lennon
Jornalista especializado em Internacional
Mais de Internacional

Em 2023, as exportações de manga atingiram um marco histórico
Expectativa de aumento nas exportações de manga brasileira em 2023 com destaque para a produção baiana.

Extrativistas fecham acordo de exportação de açaí em pó
Ribierinhos de Bailique, no Amapá, terão retorno de até R$ 2,4 milhões por mês com vendas para os EUA

Área de cultivo de algodão tem redução nos Estados Unidos
Regiões produtivas do país sofrem com clima seco e quente

Brasil amplia sua presença em novos mercados na Austrália e Costa Rica em 2024
91 novos mercados se somam ao comércio mundial em 2023, com 13 adicionados desde o início do ano




