Inspeção de carnes de aves e ovos: campanha promove qualidade do campo à mesa
Iniciativa destaca a relevância da inspeção e selos de qualidade na segurança alimentar

Recentemente, o Governo Federal lançou a campanha "Alimento inspecionado. Tá na mesa, tá seguro", com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da inspeção alimentar, especialmente em relação às carnes de aves e ovos. Em entrevista ao Portal Agrolink, André Ghedini, da SGS, discutiu a iniciativa para garantir a segurança alimentar do país.
A campanha, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), surge em decorrência da gripe aviária que entrou no país em 2023 afetando aves silvestres. Ghedini esclarece que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos inspecionados.
O destaque da campanha é o selo de inspeção (SIF, SIE, SIM e Sisbi) presente nos rótulos de produtos de origem animal. Antes de receber esse selo, os produtos passam por várias etapas de fiscalização e inspeção do governo, garantindo que atendam aos critérios legais.
A SGS, com laboratórios credenciados pelo governo, desempenha um papel fundamental nesse processo, realizando análises que confirmam a segurança das carnes de aves e ovos, contribuindo ativamente nas inspeções e fornecimento das certificações necessárias.
Ghedini ressalta a importância da inspeção em todas as fases, da fazenda ao armazenamento, para garantir a segurança alimentar. Ele enfatiza que a presença dos selos de inspeção nos produtos garante que todas as etapas foram cumpridas, seguindo os padrões de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira.
Os selos de inspeção também facilitam a rastreabilidade e são um indicativo claro de que o alimento passou por rigorosos processos de inspeção, atendendo aos padrões de segurança alimentar do Brasil.
Desde o âmbito municipal até o federal, os serviços de inspeção trabalham juntos para garantir que os produtos de origem animal atendam aos regulamentos sanitários, verificando higiene, controle de doenças e composição nutricional.
Para ouvir a entrevista na íntegra, acesse o Agrolink News. Clique aqui.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Aline Merladete
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

China e México voltam a adquirir carne de frango brasileira, porém excluem RS
Autoridades pedem o fim do embargo e elogiam controle sanitário exemplar.

Produção avícola nacional passa por testes
Mais de 130 propriedades mineiras participam do inquérito soroepidemiológico

Medidas preventivas no Show Rural para evitar a disseminação da influenza Aviária
Técnicos da Adapar discutem sobre avicultura no estande do Centro Tecnológico em Avicultura (CTA) com palestras diárias às 14h

Milho tem nova solução eficiente contra praga no cultivo.
Inovação técnica: o que estamos trazendo para o mercado





