Mato Grosso do Sul amplia vendas de produtos agroindustriais no mercado internacional
Produtores recebem auxílio do Agro.BR para expandir parcerias internacionais

Nos últimos dez anos, as exportações dos produtos da agroindústria de Mato Grosso do Sul registraram um aumento significativo. Um dos itens que tem se destacado no mercado exterior é a tilápia. Em 2016, 203,8 toneladas foram exportadas, enquanto em 2022 esse número saltou para 828,1 toneladas, representando um aumento de 306%.
Outro produto sul-mato-grossense que teve um crescimento expressivo nas exportações foi a fécula de mandioca. Em 2012, foram comercializadas 854,9 toneladas, e no último ano, o volume aumentou para 23 mil toneladas.
Além desses produtos consolidados no mercado internacional, Mato Grosso do Sul tem conquistado o paladar de outros países com itens como os temperos de sal de parrilha da empresa Tar & Tar, sediada em Campo Grande. A primeira exportação foi realizada em 2023 para os Estados Unidos, marcando um momento importante para a empresa. O proprietário André Luiz Cavalcante liderou essa negociação com entusiasmo, destacando que a exportação era antes um objetivo distante, que agora se tornou realidade.
Especializada na produção de geleias e temperos para churrasco, a Tar & Tar, fundada em 2014, busca expandir suas exportações para outros produtos mantendo a produção artesanal e valorizando os sabores locais.
O crescimento das vendas no exterior é resultado do empenho dos produtores em melhorar seus negócios, com apoio de iniciativas como o programa O Agro.BR, que busca fomentar a comercialização de produtos agropecuários brasileiros em novos mercados internacionais.
Para incentivar a cultura de exportação e superar desafios como o desconhecimento dos processos, o programa Agro.BR atua em Mato Grosso do Sul, auxiliando produtores a explorar oportunidades em outros países. Uma comitiva de empresas participou da Expoalimentaria, uma das maiores feiras de alimentos da América Latina, com o objetivo de estabelecer parcerias com compradores internacionais e expandir suas vendas além das fronteiras nacionais.
Leia Também

Oferta insuficiente de mandioca equilibra mercado e reduz desvalorização

Logística deficiente impacta mercado da suinocultura no Rio Grande do Sul

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e agricultura biológica: Novas oportunidades para o mercado de créditos de carbono
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
FAMASUL
Jornalista especializado em mercado
Mais de mercado

Com valorização no mercado, cacau se torna atrativo para jovens em Rondônia
Cotação recorde da amêndoa impulsiona nova geração de agricultores no Estado, que já foi o terceiro maior produtor nacional

Mercado de produtos biológicos cresce 37% e movimenta R$ 1,7 bilhão
BIP Biológicos abre caminho para futuro promissor das tecnologias biológicas

Economia na Serra Gaúcha impulsionada pelo cultivo de acácia-negra
Mercado: Produção de energia absorve cerca de 90% da demanda

Fungicida contribui para o combate de doenças nos pomares de citros
Vitene: O fungicida multicultura do grupo das estrobilurinas e triazois


