Calor intenso e baixa umidade devem retornar nos próximos dias
Contraste climático entre o Sul e o Centro-Norte: tempestades intensas e calor seco

Na terça-feira (23.04), haverá a formação de uma frente fria ao sul do país, com previsão de chuvas acima dos 80 mm entre o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina. Enquanto isso, uma massa de ar seco impedirá a formação de nuvens carregadas na parte central do estado, com instabilidades persistindo no norte do país.
A atuação da massa de ar seco elevará as temperaturas entre o Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas, Goiás e Mato Grosso, com baixa umidade, atingindo níveis preocupantes. Essa combinação resultará em uma demanda hídrica significativa para as lavouras, especialmente o milho safrinha em fase de floração, sensível ao estresse ambiental.
Na metade norte do Brasil, a terça-feira será de chuvas abrangentes e volumosas, por conta das instabilidades tropicais e da ZCIT, assim como das ondas de leste no leste do Nordeste. As instabilidades serão mais intensas na região, com irregularidades em direção ao centro do país.
A influência de uma massa de ar seco manterá o tempo firme no sul do Tocantins, enquanto no norte da região, os volumes de chuva serão pontuais entre 30 e 50 mm. No geral, haverá instabilidades na região, com destaque para o estado do Maranhão, podendo acumular mais de 40 mm no dia.
No sudoeste da Bahia, a previsão é de menos chuvas, com possibilidade de pancadas isoladas. Uma massa de ar seco deve predominar em Mato Grosso do Sul, Goiás e partes de Mato Grosso, favorecendo tempo firme, temperaturas elevadas e baixa umidade.
A previsão indica instabilidades isoladas no nordeste de Minas Gerais e Espírito Santo, com volumes menores de chuva. Uma frente fria provocará chuvas intensas entre o norte do Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina, apresentando acumulados superiores a 80 mm, podendo gerar eventos adversos como granizo e vendavais. Enquanto isso, o Paraná seguirá com tempo seco e quente, com possíveis instabilidades no sudoeste.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Gabriel Rodrigues
Jornalista especializado em clima
Mais de clima

Previsão de queda brusca nas temperaturas para esta semana
Chegada de frente fria trará massa de ar polar nos próximos dias

Alerta: clima quente e seco pode dar origem a novas tempestades
"Interferência do bloqueio atmosférico e nova frente de instabilidade alteram as condições climáticas"

Previsão do início de abril: o que esperar neste começo de mês?
Agravamento das instabilidades é observado no Norte, Nordeste, Centro-Oeste e extremo sul

Zoneamento Climático ampliado para incluir o cultivo de cebola
A produção de cebola no Brasil: 13º lugar mundial





