Colheita de soja avança apesar do clima ruim
Desafios climáticos ameaçam colheita que está prestes a finalizar

Conforme o mais recente boletim da Conab, a colheita da soja está em andamento em todo o Brasil, com destaque para o término em Mato Grosso e Paraná. Entretanto, em outros estados, o ritmo das operações vem sendo afetado por chuvas e presença de pragas.
Mato Grosso concluiu a colheita, representando um marco importante para o estado, conhecido por sua relevância como um dos principais produtores de soja do país. Já no Paraná, as condições climáticas favoreceram a conclusão das atividades, resultando em uma colheita praticamente finalizada.
No Rio Grande do Sul, a colheita tem avançado de maneira intermitente, com mais da metade das áreas já colhidas. O clima instável e o excesso de umidade têm prejudicado o andamento das operações e gerado germinação prematura das vagens em áreas tardias.
Em Mato Grosso do Sul, a colheita está na reta final, porém a qualidade dos grãos foi comprometida por chuvas intensas e aumento da ocorrência de percevejos, impactando os últimos talhões colhidos.
Na Bahia, o desempenho das lavouras de soja permanece positivo, com poucas áreas restantes para a colheita.
Em Tocantins, a colheita prossegue na região sul, e no Maranhão, as lavouras estão em boas condições, apesar do plantio ter sido prejudicado no início pela falta de chuvas.
No Piauí, as operações de colheita foram retomadas devido ao clima menos chuvoso, possibilitando que quase 90% da área total tenha sido colhida.
Por fim, no Pará, as fortes chuvas em algumas áreas limitaram o progresso da colheita, ocasionando danos aos grãos devido ao excesso de umidade.
Em relação à safra anterior, menos de 10% das lavouras estão em campo, com um ritmo levemente atrasado, visto que na mesma época do ano anterior a colheita já havia atingido 93,7% das áreas monitoradas pela Conab, contra os atuais 90,5%.
No geral, apenas os estados que habitualmente colhem mais tarde ainda têm soja em campo, pois na maioria do Brasil a safra já foi concluída ou está perto disso.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Gabriel Rodrigues
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Onda de calor preocupa agricultores e lavouras devem ser afetadas
O impacto do domo de calor nas lavouras de soja, milho e milho: consequências da onda de calor

Zoneamento de risco climático atualizado para o girassol
Melhor época para plantar: ferramenta ajuda a reduzir riscos e perdas

Colheita de soja avança com baixos rendimentos
Ritmo acelerado no início das operações permite colheita em linha com a safra anterior

Visão geral do mercado global de laticínios
Os preços do leite na fazenda estão prontos para se recuperar após atingirem baixa de três anos em outubro de 2024





