Impacto das chuvas no Maranhão: prejuízos nas lavouras após perdas de até 15% devido à seca.
Estado de emergência decretado em 30 municípios do Estado devido às condições climáticas

Após registrar atrasos no plantio do milho safrinha devido ao impacto da seca durante o desenvolvimento da soja plantada no início da temporada, o Maranhão passou a sofrer com as chuvas nas últimas semanas, levando 30 municípios a declararem estado de emergência devido às condições climáticas.
Segundo o professor aposentado da Universidade Estadual do Maranhão e assessor técnico da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão e do Senar, César Viana, a previsão inicial é de uma queda de 15% na produção de milho do Estado e de 5% na produção de soja devido aos problemas enfrentados ao longo do desenvolvimento das lavouras.
A instabilidade climática fez com que muitos sequer plantassem a safrinha de milho este ano no Estado. A Conab estimou que o Maranhão deve colher 7,23 milhões de toneladas de grãos em 2023/24, com queda de 1,7% em relação ao ciclo anterior. A quebra esperada para o milho é de 10,3%, com 2,8 milhões de toneladas, enquanto para a soja a projeção é de aumento de 4,4% na produção, atingindo 4 milhões de toneladas.
A Aprosoja Maranhão aguarda informações para avaliar o impacto das últimas chuvas. O governador do Maranhão, Carlos Brandão, minimizou o impacto das chuvas na última quinta-feira, destacando que nenhuma cidade maranhense está debaixo d’água e as famílias desabrigadas já retornaram para suas casas.
O secretário de agricultura de Monção, Jonsson Matos, um dos municípios que decretaram estado de emergência, discordou da avaliação do governador, apontando perdas significativas em lavouras de mandioca, arroz de várzea e na criação animal.
As enchentes causaram perdas na safra de arroz do Estado, sobretudo na região de Santa Inês, que decretou estado de calamidade pública.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Por Cleyton Vilarino — São Paulo
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Conab eleva previsão de safra de grãos apesar das perdas no Rio Grande do Sul
Levantamento de dados realizado antes das chuvas devastadoras no Estado no final de abril.

Produtores rural contrataram mais de 21 mil apólices de seguro em 2024
Alocados R$ 246 milhões para subsídio

Gigante do setor agrícola planeja lançar 6 novos ingredientes ativos
Necessidades e demandas singulares do agronegócio brasileiro

Trabalho em conjunto para combater a fome
Desafios na capacidade de colaboração em equipe





