Início do plantio da safra de soja 2024/25 tem atraso
Paraná lidera atraso na safra de soja de 2023/24, com diferença de 5 pontos percentuais

A temporada brasileira de soja 2024/25 teve início com o plantio no Brasil, informou a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Até domingo (22), apenas 0,2% da área prevista para a safra havia sido semeada, registrando um atraso de 1,3 ponto percentual em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O maior atraso está no estado do Paraná, com uma diferença de 5 pontos percentuais em relação a 2023/24. O plantio começou nos principais produtores de soja, Mato Grosso (0,3%) e Paraná (1%).
Acompanhe informações atualizadas sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo através do Canal Rural no WhatsApp!
Em relação à safra de milho verão 2024/25, 16,2% da área destinada ao plantio já havia sido semeada até o último domingo, conforme dados da Conab. Houve um avanço de 4,2 pontos percentuais em relação à semana anterior, mas um atraso de 2,1 pontos percentuais em comparação com o mesmo período do ano anterior.
O cultivo do milho começou nos estados do Sul, alcançando 51% da área no Rio Grande do Sul, 46% no Paraná e 22% em Santa Catarina.
O plantio de arroz da safra 2024/25 também avançou, chegando a 3,5% da área total prevista, um aumento de 0,9 ponto percentual na semana. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, há um atraso de 3,3 pontos percentuais. Santa Catarina lidera o cultivo do arroz com 33% da área já plantada.
A semeadura das plantações de feijão atingiu 8,5% da área prevista, um avanço de 2,3 pontos percentuais em relação à semana anterior e 2,9 pontos percentuais em relação ao ano anterior. O estado de São Paulo concluiu o plantio.
Quanto à colheita de algodão 2023/24, foi concluída 99,8% da área plantada até o domingo, registrando um avanço de 2 pontos percentuais na semana e 0,2 ponto percentual à frente de 2022/23. Bahia (99%) e Goiás (98%) finalizaram a retirada do algodão das lavouras.
Em relação à safra de trigo de inverno 2023/24, a colheita atingiu 25,1% da área estimada até o domingo, com um avanço de 7,2 pontos percentuais em comparação com a semana passada, mas um atraso de 3,9 pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano anterior. O Rio Grande do Sul continua a não retirar o trigo, enquanto o Paraná já colheu 35% da área prevista.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Estadão Conteúdo
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Práticas sustentáveis na agricultura são tema do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto
Primeira edição do evento é realizada na região Nordeste do país

A rotina diária do produtor de tabaco: desafios e tarefas do campo
O cotidiano na produção de papel: como é o dia a dia na fabricação das folhas

Tecnologia e nutrição em destaque na participação da Yara na Expodireto Cotrijal
Agricultores terão a oportunidade de aprender sobre alternativas tecnológicas no evento.

Perspectivas futuras para o mercado de algodão no Brasil
A perspectiva da safra 2023/24 aponta expansão na produção agrícola no Brasil





