Milho pode fechar mais uma semana com prejuízos
Impacto da La Niña nas condições climáticas para o milho de inverno

Recentemente, o NOAA projetou que durante o outono teremos a transição do El Niño para a neutralidade e, posteriormente, no segundo semestre, a passagem da neutralidade para o La Niña. Segundo a análise da Grão Direto, essa mudança climática poderá trazer temperaturas mais baixas e um clima mais seco, o que pode afetar o milho de inverno em algumas regiões. No entanto, como o plantio foi antecipado, é esperado que as culturas não sejam tão impactadas, pois não estarão em fases críticas quando o clima seco se estabelecer. Essa mudança já prevista há algum tempo afeta diretamente as expectativas do mercado, especialmente devido aos efeitos do La Niña em anos anteriores.
Com a chegada do La Niña no segundo semestre, a preocupação com as temperaturas mais baixas e a falta de chuvas nos Estados Unidos antes do plantio da safra de milho norte-americana aumenta. É fundamental monitorar de perto a umidade no solo das principais regiões produtoras, já que a capacidade de retenção de água será crucial para o desenvolvimento das plantas durante os períodos de seca. Apesar das condições hídricas atuais não serem ideais devido ao inverno quente e seco, as previsões de novas chuvas trazem esperanças de que o solo possa estar adequadamente abastecido para a próxima safra.
Ainda há divergências quanto à área e produtividade destinadas ao cultivo do milho safrinha. Enquanto o USDA estima a área total de milho em 21,9 milhões de hectares, a Conab aponta para 20,36 milhões. A maior discrepância está na área destinada ao milho safrinha, que a Conab estima em 15,75 milhões de hectares, representando uma redução de 8,3% em relação ao ano anterior. Com um aumento de 2,5% na área de soja, a Conab prevê uma redução de 6,9% na produtividade do milho safrinha, com as maiores quedas esperadas em Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo. O foco na safrinha aumenta à medida que a colheita avança sem contratempos. Dessa forma, é possível que os preços do milho encerrem mais uma semana em queda.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Seane Lennon
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

COP10 impactará cadeia produtiva do tabaco com suas deliberações
Impactos ambientais e regulamentação dos Defensivos Agrícolas são temas em destaque.

Cresce produção de soja e girassol na Argentina
Produção de cana-de-açúcar deve atingir 41,5 milhões de toneladas na safra 2022-23

Perspectivas futuras para o mercado de algodão no Brasil
A perspectiva da safra 2023/24 aponta expansão na produção agrícola no Brasil

Visão geral do mercado global de laticínios
Os preços do leite na fazenda estão prontos para se recuperar após atingirem baixa de três anos em outubro de 2024





