Cresce produção de soja e girassol na Argentina
Produção de cana-de-açúcar deve atingir 41,5 milhões de toneladas na safra 2022-23

Os agricultores argentinos estão substituindo os cultivos de cereais pela soja, que requer menos fertilizantes devido ao aumento dos preços. Segundo o Relatório Global Agrícola da Rede de Informações do Serviço Agrícola Estrangeiro do USDA, a área plantada com soja deve atingir 17 milhões de hectares para uma produção de 51 milhões de toneladas no ano-safra 2022-23.
O USDA prevê um aumento de 650.000 hectares, ou 4%, na área plantada com soja em comparação com a safra anterior, e uma produção total 24% maior em relação à safra de 2021-22, que foi afetada pela seca.
Embora a previsão para 2022-23 considere um retorno ao clima normal, alguns analistas alertam para a possibilidade de um terceiro ano de La Niña, o que geralmente resulta em condições de cultivo mais secas na Argentina. A expansão da área plantada de soja ocorrerá em detrimento do milho, devido aos custos elevados de fertilizantes e à necessidade de rotação de culturas em algumas regiões.
A expectativa é de que a moagem de soja atinja 41,5 milhões de toneladas em 2022-23, um aumento de 6,7% em relação à safra revisada de 2021-22. A produção doméstica e as importações de soja devem impulsionar esse aumento, após uma queda na moagem de 2021-22 devido à escassez causada pela seca na Argentina e no Paraguai.
Os trituradores de soja na Argentina enfrentam o desafio de atender à demanda por proteína no farelo, pois a média de proteína na soja argentina tem diminuído nos últimos anos e as importações de soja com alto teor de proteína do Paraguai devem ser significativamente reduzidas no próximo ano, de acordo com o USDA.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Leonardo Gottems
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

A rotina diária do produtor de tabaco: desafios e tarefas do campo
O cotidiano na produção de papel: como é o dia a dia na fabricação das folhas

Perspectivas futuras para o mercado de algodão no Brasil
A perspectiva da safra 2023/24 aponta expansão na produção agrícola no Brasil

Visão geral do mercado global de laticínios
Os preços do leite na fazenda estão prontos para se recuperar após atingirem baixa de três anos em outubro de 2024

Milho pode fechar mais uma semana com prejuízos
Impacto da La Niña nas condições climáticas para o milho de inverno




