Entregas de alimentos do Programa Compra Direta Paraná beneficiam mil entidades filantrópicas
Início das entregas dos alimentos do programa Compra Direta Paraná em 2024.

As entregas dos alimentos do programa Compra Direta Paraná em 2024 já tiveram início. No Asilo São Vicente de Paulo, em Curitiba, situado no Juvevê, o primeiro lote foi recebido na segunda-feira (04), contendo produtos da Cooperativa de Agricultores Orgânicos e de Produção Agroecológica (Coaopa).
O programa destina os alimentos adquiridos à rede socioassistencial, englobando restaurantes populares, cozinhas comunitárias, hospitais filantrópicos, entre outros. Além disso, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) também são contemplados. Após a aprovação da entrega dos produtos conforme as condições estabelecidas no edital, o Estado realiza o pagamento à associação ou cooperativa responsável.
De acordo com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, aproximadamente 20 mil agricultores paranaenses estão sendo beneficiados. Ele ressalta a importância do Compra Direta como um impulso para a economia das pequenas propriedades rurais, ao mesmo tempo que proporciona alimentos diversos às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Neste edital, está prevista a destinação de R$ 59,55 milhões às associações e cooperativas, provenientes do Fundo Estadual de Combate à Pobreza, para a entrega de uma variedade de alimentos ao longo de 12 meses. A diretora do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (Desan) da Seab, Márcia Stolarski, destaca que neste ano 179 cooperativas, associações e 1 mil entidades filantrópicas são beneficiadas em todos os municípios do estado, promovendo o acesso à alimentação saudável e gerando renda para os agricultores.
A Coaopa forneceu ao asilo São Vicente de Paulo uma diversidade de produtos, como alface, abobrinha, acelga, batata doce e frutas, demonstrando a importância do programa para os pequenos produtores familiares. O presidente da cooperativa, Luciano Escher, destaca os benefícios gerados por essa iniciativa. O asilo, que abriga 150 mulheres, ressalta a relevância da parceria com a agricultura familiar para garantir refeições de qualidade aos residentes.
Em outras regiões, como Jandaia do Sul, o Hospital Regional do Vale do Ivaí também foi beneficiado com a entrega dos primeiros alimentos, incluindo legumes e frutas. O diretor do hospital, José Roberto Campaner, destaca a contribuição do programa para a alimentação dos pacientes, agradecendo pela iniciativa.
O Compra Direta Paraná foi criado durante a pandemia de 2020 e atende exclusivamente as organizações que possuem Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP/CAF Jurídica) e que tenham mais de 50% dos agricultores familiares associados no Paraná. O preço de referência para a aquisição dos alimentos é estabelecido pelo Departamento de Economia Rural (Deral), sem a necessidade de competição pelo menor valor, havendo acréscimo de até 30% para alimentos orgânicos.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
SEAB - SEC AGRIC PR
Jornalista especializado em mercado
Mais de mercado

Alta histórica no preço da pluma do algodão em Nova York
Mercado exerce forte impacto no valor da pluma de algodão em Mato Grosso

Estratégia para expandir negócios: abrir comércio nos Estados Unidos
Missão comercial abrange diversos setores como Proteína Animal, Alimentos e Bebidas, Máquinas e Equipamentos, Mineração e Tecnologia

Cenário atual do mercado de milho: como estão os negócios?
Movimentação reduzida nos portos impulsiona economia local no interior do Paraná

BR 163: Importância no escoamento de grãos e insumos com cerca de 50 milhões de toneladas por ano.
Rodovia é essencial para a agricultura no Mato Grosso




