Impacto do clima na piscicultura e pesca no Rio Grande do Sul
Enfrentando desafios na aquicultura de camarões: correção de açudes, limpeza de tanques e captura reduzida

As condições climáticas recentes na região sul do Rio Grande do Sul, com chuvas intensas e temperaturas altas, têm trazido desafios para os piscicultores e pescadores. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado em 18/04, as dificuldades incluem a necessidade de corrigir açudes, lidar com a limpeza de tanques e a redução na captura de camarão, impactando a venda dos produtos.
Na região de Erechim, vinculada à Emater/RS-Ascar, as chuvas intensas e altas temperaturas têm prejudicado a piscicultura. Os piscicultores estão enfrentando desafios na correção dos açudes e na fertilização para repovoamento antes do inverno. Várias campanhas de repovoamento com alevinos estão em andamento.
Em Ijuí e Lajeado, as condições climáticas úmidas, chuvosas e nubladas têm dificultado a limpeza dos tanques e afetado a disponibilidade de água nos viveiros de peixes. Já em Passo Fundo, apesar das chuvas frequentes manterem os níveis dos reservatórios, as horas de luz reduzidas e as temperaturas mais baixas têm impactado na oferta de alimentos naturais nos açudes.
Na região de Pelotas, em Rio Grande, a captura de camarão na Lagoa dos Patos está abaixo do esperado, prejudicando a comercialização. Os pescadores nessas áreas têm se voltado mais para a captura de tainha, pela escassez de camarão. Em São José do Norte, a despesca de camarão praticamente não está acontecendo, levando o município a pedir decreto de emergência na pesca. Por outro lado, em Tavares, a safra de camarão na Lagoa do Peixe está boa, com boa saída e preços favoráveis.
Na região de Santa Rosa, após o período de defeso, os pescadores voltaram a trabalhar no Rio Uruguai, mas estão enfrentando desafios devido ao nível alto do rio e à escassez de peixes de couro. Eles aguardam a baixa do rio para retomar plenamente suas atividades de pesca.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Seane Lennon
Jornalista especializado em Meio Ambiente
Mais de Meio Ambiente

Empresas podem transportar cargas de soja do Rio Grande do Sul para outros portos
Portos do Rio Grande do Sul reduzem calado de graneleiros para 12,8 metros devido às fortes chuvas no Estado.

Preservar o meio ambiente como estratégia para aumentar a produtividade
A importância da mensuração do carbono para o controle ambiental

Programa de reprodução é criado para salvar peixe pintado ameaçado de extinção
Desde 2016, aproximadamente 25 milhões de peixes foram soltos no projeto.

Tomate segue em alta pelo segundo período seguido
Aumento de 47% na central carioca




