Impactos do clima na atividade de piscicultura e pesca artesanal
Pesca da tainha predomina em Pelotas

De acordo com o Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar, ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), as mudanças climáticas recentes têm afetado a piscicultura e a pesca artesanal em diversas regiões do Rio Grande do Sul.
Em Erechim, as chuvas intensas e as oscilações de temperatura têm causado impactos na piscicultura, embora não tenham sido registradas mortes de peixes. Por outro lado, em Ijuí, o aumento da quantidade de sedimentos nos tanques de criação tem se mostrado um desafio devido à entrada de água das lavouras e estradas.
Passo Fundo tem enfrentado chuvas constantes, que mantiveram os níveis dos reservatórios, no entanto, a redução da luz solar e as temperaturas mais baixas têm afetado a disponibilidade de alimentos naturais nos açudes. Em relação a Porto Alegre, os produtores estão reorganizando e cuidando dos viveiros após os períodos de despesca.
Quanto à pesca artesanal, em Pelotas, Rio Grande e São José do Norte, a captura de camarão na Lagoa dos Patos segue escassa, levando os pescadores a focarem na pesca de tainha e corvina como alternativas. Em Tavares, a Lagoa do Peixe mantém uma boa safra de camarão, com saída satisfatória e preços favoráveis.
Em Pelotas, a pesca tem sido destinada principalmente à tainha, com poucos registros de capturas de camarão. Santa Rosa enfrenta baixa captura de peixes, porém algumas espécies se destacam. A comercialização está sendo direcionada aos consumidores, e a estabilidade nas vendas é aguardada após o período de alta demanda da Semana Santa. O nível instável do Rio Uruguai e a água turva continuam sendo observados.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Seane Lennon
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Contraste entre a queda nos preços da soja em Chicago e a valorização em Paranaguá
Desvalorização de 3,7% nos preços da soja em Chicago durante o mês de junho

Frutas do RS sofrem maior impacto das chuvas que ainda estão por vir; entenda por quê
Impacto negativo dos prejuízos a longo prazo nos pomares de maçã, pêssego e uva

Cultivo de milho em MT ganha impulso com demanda por petiscos
Grupo Morena investe no milho-pipoca, uma opção mais rentável do que o milho utilizado no biocombustível.

Perspectivas de alta no mercado de café em Nova York: possíveis fatores impulsionadores de preços
Início da colheita de café arábica no Brasil pressiona cotações para baixo




