Voltar
Agronegócio
2 min de leitura

Como bioativador vegetal pode auxiliar no controle de nematoides quando associado a fertilizantes

Estudos em laboratório e a campo comprovam redução significativa de Meloidogyne javanica e melhor desenvolvimento radicular

Leonardo Gottems20 de abril de 2024 às 21:36
Como bioativador vegetal pode auxiliar no controle de nematoides quando associado a fertilizantes

Originado de fontes vegetais, o ativador Organic Bloom tem ganhado destaque entre agricultores pela sua capacidade de controlar diferentes tipos de nematoides que afetam culturas como soja, milho, feijão e algodão. Além de atuar sobre o nematoide reniforme, o produto também solubiliza fósforo e fortalece a resistência das plantas quando utilizado em conjunto com agentes biológicos.

O Organic Bloom apresentou até 46,2% de eficácia no controle de ovos de Meloidogyne javanica em ambiente controlado.

Segundo a engenheira agrônoma Cristiane dos Reis, diretora de P&D da Ingal Agrotecnologia, uma série de estudos conduzidos com o Instituto Phytus, sob supervisão do nematologista Dr. Cristiano Bellé, comprovou o desempenho do produto quando combinado a fertilizantes organominerais.

O que é Meloidogyne javanica?

Também conhecido como nematoide-das-galhas, Meloidogyne javanica é um dos parasitas de solo mais destrutivos para a soja, formando galhas nas raízes e reduzindo drasticamente o desenvolvimento e a produtividade.

Resultados dos testes em ambiente controlado e a campo

Nos ensaios em ambiente controlado, 30 dias após aplicação de organomineral tratado com Organic Bloom, observou-se 46,2% de controle de ovos e 43,2% de juvenis do nematoide por 100 cm³ de solo, em relação ao padrão. Aos 60 dias, o produto manteve sua eficiência, especialmente no controle de juvenis, chegando a 35,6%.

"

“Os resultados mostram que o uso do Organic Bloom potencializa a eficiência dos fertilizantes e reduz significativamente a pressão de nematoides na soja.”

Dr. Cristiano Bellé, nematologista do Instituto Phytus

Os testes a campo, realizados em Júlio de Castilhos (RS), confirmaram o desempenho promissor do produto, apresentando controle consistente de ovos e juvenis, além de melhorias fisiológicas que contribuíram diretamente para o aumento de produtividade.

  • 1Melhor enraizamento e vigor inicial da soja
  • 2Redução expressiva de nematoides em curto prazo
  • 3Aumento de produtividade em áreas tratadas
  • 4Sinergia elevada com fertilizantes minerais e organominerais

Com os resultados positivos, foi desenvolvido o primeiro fertilizante organomineral aditivado com Organic Bloom no Paraná. O produto e os resultados completos das pesquisas serão apresentados em um simpósio internacional sobre nematoides em 2024.

Não perca nenhuma notícia!

Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.

Ao assinar, você concorda com nossa política de privacidade.

Gostou desta notícia? Compartilhe!

Mais de Agronegócio