Clima ideal para as frutas: retrospectiva de 2022 e perspectivas para o verão 2022/23
Os impactos do clima na produção de frutas: entenda como as mudanças climáticas afetam esse setor

Confira um resumo dos principais impactos do clima nas culturas de banana, citros, maçã, mamão, manga, melancia, melão e uva, de acordo com a edição de fevereiro da Revista Hortifruti Brasil:
BANANA: A produção de banana nas regiões Sul e Sudeste foi afetada pelo frio prolongado e dias nublados no segundo semestre do ano passado, resultando em atrasos e excesso de oferta em dezembro e janeiro. No Nordeste, o clima não foi tão intenso, mas a amplitude térmica e as chuvas consideráveis afetaram o cacheamento.
CITROS: O baixo volume de chuvas até setembro em São Paulo prejudicou o enchimento das frutas, resultando em estresse hídrico. As chuvas sequenciais durante o período floral aumentaram a propensão à podridão.
MAÇÃ: A safra 2022/23 das maçãs foi prejudicada no Sul do país devido à falta de horas de frio, geadas, neves e chuvas, afetando a brotação e a florada. A incidência de doenças fúngicas foi ampliada.
MAMÃO: Chuvas volumosas desde novembro impactaram a produção de mamão, com perdas de lavoura e aumento da incidência de doenças fúngicas.
MANGA: As chuvas frequentes prejudicaram a produção de manga, com reflexos na qualidade e sanidade das frutas. A umidade excessiva afetou várias regiões produtoras.
MELANCIA: Chuvas em diversas regiões influenciaram na produção, causando perdas, atrasos na colheita e aumento da incidência de doenças fúngicas.
MELÃO: O grande volume de chuvas prejudicou a qualidade e a produtividade das fazendas de melão, elevando os custos de produção.
UVA: As chuvas no Vale do São Francisco agravaram as dificuldades na produção de uva, aumentando a incidência de doenças e reduzindo a qualidade das frutas, direcionando parte da produção para o mercado interno. Em outras regiões, as chuvas também tiveram impactos negativos.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
HF BRASIL
Jornalista especializado em clima
Mais de clima

Alerta: clima quente e seco pode dar origem a novas tempestades
"Interferência do bloqueio atmosférico e nova frente de instabilidade alteram as condições climáticas"

Tempestade perfeita: preços do tomate em queda
Entrada de tomate rasteiro é registrada por atacados

Clima de extremos: calor intenso, secura e chuvas de 300 mm marcam a semana.
Contraste climático no país se destaca ao longo da semana

Nova ferramenta para gestão de riscos do clima realiza projeções até o ano 2100
Software lançado pela WayCarbon permite quantificar impactos financeiros de eventos climáticos extremos





