Ministro Tarcísio de Freitas visita regiões afetadas por incêndios; 34 municípios em estado de alerta
Governador ressalta o empenho das autoridades estaduais no combate aos incêndios

Neste sábado (24), o governador Tarcísio de Freitas sobrevoou as áreas mais atingidas por incêndios no interior de São Paulo. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil informou que 34 cidades estão em alerta máximo devido à baixa umidade do ar e ao calor intenso. Dentre essas, 17 municípios lidam com focos de incêndio ativos, mobilizando mais de 7,3 mil profissionais e voluntários no combate às chamas e na orientação da população.
Durante a visita, o governador Tarcísio de Freitas elogiou os esforços das autoridades estaduais no combate aos incêndios, que estão sendo controlados. Ele ressaltou a importância da colaboração da população para evitar novos incidentes, orientando sobre cuidados como não soltar balões, evitar fogueiras e manter áreas limpas em propriedades rurais.
A Operação SP Sem Fogo, coordenada pela Defesa Civil com as secretarias de Segurança Pública, Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, continua em andamento. Além do trabalho terrestre, o governo estadual contratou aviões para ajudar no combate, somando-se às aeronaves do Corpo de Bombeiros e Forças Armadas.
Entre as cidades em alerta máximo estão Alumínio, Bananal, Bebedouro, Dourado, Ibitinga, Lucélia, Monte Alegre do Sul, Nova Granada, Presidente Epitácio e Tabatinga. Dezessete delas têm focos de incêndio, incluindo Boa Esperança do Sul, Coronel Macedo, Iacanga, Pompeia e Santo Antônio da Alegria.
A situação das estradas é crítica. Na SP 215 (Rodovia Luiz Augusto de Oliveira), há interdições parciais nos quilômetros 195 a 209, em Dourado, região de São Carlos. Outras vias, como a Rodovia Carlos Tonani (SP 333) e a Rodovia Armando Salles de Oliveira (SP 332), também estão bloqueadas devido aos incêndios.
A Defesa Civil pede para que a população evite áreas afetadas por incêndios e tenha cautela ao dirigir em estradas com pouca visibilidade devido à fumaça. Em caso de avistamento de incêndios ou muita fumaça, é importante buscar abrigo seguro e informar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou a Defesa Civil (199).
Além disso, a população é encorajada a se cadastrar para receber alertas da Defesa Civil diretamente no celular. Basta enviar um SMS com o CEP para o número 40199.
Leia Também

Vanderley Ziger é nomeado pelo governo para comandar Secretaria de Agricultura Familiar

Drones na Agricultura: Tecnologia que Impulsiona Eficiência e Sustentabilidade no Campo

Práticas sustentáveis na agricultura são tema do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Henrique Almeida
Jornalista especializado em política
Mais de política

Governo se prepara para autorizar importação de arroz por meio de Medida Provisória
Ministro Carlos Fávaro diz que objetivo não é competir com rizicultores gaúchos, mas evitar especulação e altas de preços no mercado nacional

Proposta do governo do Paraná visa tornar segurança hídrica uma política pública
Implantação de práticas para disciplinar os usos múltiplos da água

Ministério vai autorizar agroindústrias do RS a comercializarem produtos em todo o Brasil
Setor solicitava ao governo federal medidas de apoio econômico.

Programa assegura a qualidade da produção de mais de 900 cafeicultores
Programa de certificação de propriedades cafeeiras é lançado como o primeiro selo do Brasil emitido por instituição governamental


