Mais de mil famílias estão desabrigadas e quase três mil desalojadas em estado brasileiro
Segundo a Defesa Civil do Maranhão, as fortes chuvas já deixaram 30 municípios em estado de emergência no estado, com 1.031 famílias desabrigadas e 2.909 desalojadas. Infelizmente, uma pessoa veio a óbito devido às chuvas. A cidade de Santa Inês é a única em estado de calamidade pública até o momento.
As enchentes causadas pelas chuvas contínuas desde abril têm afetado diversos rios maranhenses, com as famílias atingidas recebendo suporte das defesas civis locais. A Defesa Civil está concentrando esforços na remoção das pessoas em áreas de risco, contando com o apoio do governo do Maranhão através da distribuição de refeições nos restaurantes populares.
A lista de municípios em situação de emergência inclui: Formosa da Serra Negra, São Roberto, São João do Sóter, Tuntum, Monção, Pindaré-Mirim, Conceição do Lago Açu, Lago da Pedra, Lagoa Grande do Maranhão, Carutapera, Governador Nunes Freire, Boa Vista do Gurupi, Trizidela do Vale, Cantanhede, Palmeirândia, Bacabal, Jenipapo dos Vieiras, Cachoeira Grande, Buriticupu, Arari, Satubinha, Anapurus, Grajaú, Colinas, Matões do Norte, Pedro do Rosário, Peri Mirim, Tufilândia, Barra do Corda e Barreirinhas.