Produtores rurais e pesquisadores são eleitos em evento transmitido ao vivo pelo Canal Rural.
O sucesso da soja no Brasil conta com a colaboração de pessoas essenciais, que se complementam: produtores rurais e pesquisadores. É por reconhecer a importância de ambos que foi criado o prêmio Personagem Soja Brasil, cujos eleitos foram revelados em um evento especial transmitido ao vivo de Brasília, pelo Canal Rural.
Mesmo em meio à celebração, a tragédia no Rio Grande do Sul foi lembrada, com destaque para a mobilização de instituições do setor agrícola em prol do estado. O prêmio destina-se a homenagear aqueles que há anos se dedicam ao desenvolvimento sustentável da soja no país.
Após uma votação popular recorde, dois produtores rurais e dois pesquisadores foram escolhidos. Rodrigo Tramontina, de Bela Vista do Paraíso (PR), representa a terceira geração de agricultores em sua família. Enquanto isso, José de Barros França Neto, da Embrapa Soja, acumula quase 50 anos de experiência na área.
Oli Fiorese, de Água Fria de Goiás (GO), destaca a importância de ações que visem à preservação do solo desde o início da produção. Já Anderson Bergamin, da Universidade Federal de Rondônia, salienta a relevância da pesquisa para o sucesso do setor.
Além disso, o deputado federal Pedro Lupion foi homenageado pela Associação Brasileira dos Produtores de Soja pelo seu trabalho à frente da Frente Parlamentar da Agropecuária.
O Personagem Soja Brasil faz parte do Projeto Soja Brasil, uma iniciativa do Canal Rural e da Aprosoja Brasil.