os 10 defensivos agrícolas mais procurados no mercado: Confira

Aumento na produção e vendas de semioquímicos impulsiona mercado

os 10 defensivos agrícolas mais procurados no mercado: Confira

Segundo relatório divulgado pelo Ibama, os 10 ingredientes ativos mais vendidos em 2022 foram: Glifosato e seus sais, 2,4-D, Atrazina, Mancozebe, Acefato, Clorotalonil, Dibrometo de Diquat, Glufosinato – Sal de Amônio, Clorpirifós e Metomil.

No mesmo ano, 232 empresas registradas de produtos agrotóxicos enviaram ao Ibama relatórios sobre Produção, Importação, Comercialização e Exportação desses produtos. Foram recebidos um total de 6.266 relatórios anuais, sendo 4.025 de produtos formulados e 2.241 de produtos técnicos.

Em relação às vendas internas, os produtos classificados como "Químicos e Bioquímicos" alcançaram a marca de 800.652 toneladas de ingredientes ativos em 2022, representando um aumento de cerca de 11% em comparação ao ano anterior, que registrou vendas de 720.870 toneladas.

Quanto aos dados das vendas internas dos Produtos Formulados, constatou-se que 58,97% dos 3.749 produtos registrados declararam dados de comercialização. Por outro lado, 41,03% dos produtos não foram movimentados, indicando que nem todos os produtos registrados são de fato comercializados.

Os dados apresentados evidenciaram um aumento na produção e vendas dos produtos classificados como Semioquímicos, Microbiológicos ou Agentes Biológicos de Controle, considerados de baixa periculosidade ambiental.

Em relação à venda dos Semioquímicos, foram comercializadas 23.81 toneladas de ingredientes ativos em 2022, enquanto a produção interna alcançou 25.36 toneladas, representando um crescimento de três vezes em relação ao valor registrado em 2021. Para os produtos Microbiológicos, as vendas atingiram 3.860 toneladas de ingredientes ativos, quase triplicando em relação ao ano anterior.

Por fim, no que diz respeito aos Agentes Biológicos de Controle, a metodologia de divulgação ainda está em fase de desenvolvimento devido às suas características específicas.