Neutralizando ameaças nas lavouras de soja, algodão, feijão e milho com compostos vegetais
Na última edição do Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN 2023), o destaque ficou por conta da apresentação dos primeiros resultados do bioativador vegetal Organic Bloom no combate aos nematoides. Desenvolvido pela Ingal Agrotecnologia, esse produto orgânico é formulado com ácido fítico extraído do farelo de arroz e aminoácidos da soja.
Por ser totalmente natural e proveniente de fontes vegetais, o Organic Bloom é compatível com outras tecnologias e pode ser utilizado em diferentes faixas de pH, podendo ser misturado às caldas de aplicação. Além disso, ele estimula a germinação e se mostra eficaz no manejo biológico das culturas.
Além de sua ação nematicida, esse bioativador solubiliza fósforo e protege as plantas contra estresses bióticos e abióticos. Segundo Cristiane dos Reis, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Ingal Agrotecnologia, o Organic Bloom tem conquistado espaço no mercado agrícola graças aos resultados obtidos em testes laboratoriais e experimentais em campo.
Estudos liderados por Tatiane Zambiasi, especialista em manejo de nematoides, demonstraram a eficácia do Organic Bloom no controle dos principais nematoides que afetam a produtividade de diversas culturas. Além disso, pesquisas indicaram que o produto também induz resistência da soja a esses patógenos.
O lançamento do Organic Bloom, certificado pelo IBD como produto orgânico, marca uma importante inovação no mercado agrícola. Este produto diferenciado foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria e apresenta perspectivas promissoras para a agricultura sustentável do futuro.