América Latina deve aproveitar oportunidade histórica

Tendências dominantes no setor agropecuário das nações latino-americanas

América Latina deve aproveitar oportunidade histórica

Manuel Otero, diretor-geral do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), destaca a importância da Argentina e do continente americano na liderança da segurança alimentar e sustentabilidade da agricultura. Durante sua palestra no Congresso CREA 2022 em Buenos Aires, ele ressaltou que não podemos perder a oportunidade de assumir esse papel de destaque.

O dirigente do IICA mencionou quatro grandes tendências que impactam o setor agropecuário na América Latina. A redução progressiva do peso da produção primária é a primeira, enquanto os sistemas de armazenamento, transporte, transformação, distribuição e financiamento estão em crescente desenvolvimento.

Outro ponto relevante é a consolidação da "bioeconomia", que reconhece o meio rural como um espaço de criação de riqueza econômica e social por meio da inovação e tecnologia. Posicionar o setor agrícola como parte da solução para o desafio das mudanças climáticas é a terceira questão destacada por Otero, que será levada pelo IICA para a COP 27 no Egito.

O IICA se compromete a demonstrar avanços em práticas agrícolas sustentáveis nesse evento, enfatizando a importância do sequestro de carbono pelo campo. Além disso, Otero ressaltou a convergência tecnológica a partir das inovações nas áreas de agronomia, biologia e informática, impulsionada pela digitalização dos processos e maior conectividade.

Como agência especializada em agricultura do Sistema Interamericano, o IICA apoia os esforços dos 34 estados-membros em busca do desenvolvimento agrícola e bem-estar rural.