Prazo final para vacinação contra Febre Aftosa e Brucelose é nesta sexta-feira

Vacinação para animais jovens: prioridade para os com até 24 meses de idade

Prazo final para vacinação contra Febre Aftosa e Brucelose é nesta sexta-feira

As campanhas de vacinação contra febre aftosa e brucelose encerram nesta sexta-feira (15/12) em São Paulo, de acordo com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Até o dia 11, dados do sistema GEDAVE indicam que mais de 4,8 milhões de animais foram imunizados contra a febre aftosa, atingindo uma adesão de 96,95% do rebanho bovino paulista. Nesta etapa, a vacinação é destinada aos animais com até 24 meses de idade.

Para a vacinação contra a brucelose, todas as fêmeas bovinas e bubalinas de três a oito meses devem ser imunizadas. Por ser uma vacina de vírus vivo, que pode causar infecções, a aplicação deve ser feita apenas por um médico-veterinário credenciado, que emitirá o atestado ao produtor.

Com a prorrogação das campanhas, o prazo para a declaração da vacinação foi estendido até 22 de dezembro. O não cumprimento das obrigações sujeita o produtor a multas que variam de acordo com a falta cometida.

A declaração de vacinação contra brucelose é preferencialmente feita eletronicamente pelo GEDAVE no site www.gedave.sp.gov.br. Caso não seja possível, o produtor pode preencher a declaração online e enviá-la por e-mail ou pessoalmente na Unidade de Defesa Agropecuária mais próxima.

No caso da febre aftosa, a declaração de vacinação pode ser feita eletronicamente através do GEDAVE. Em casos excepcionais, o produtor pode acessar a declaração online, preenchê-la e entregá-la pessoalmente na unidade da Defesa Agropecuária mais próxima.