Comitiva se reúne com o MDA nesta quinta, 13
Nesta quarta-feira, 12 de julho, representantes de entidades da cadeia produtiva do tabaco se reuniram com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em Brasília. Entre os presentes estava o presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco), Iro Schünke, que abordou questões relacionadas à 10ª Conferência das Partes (COP 10) da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT). Schünke ressaltou a importância da participação ativa do Ministério da Agricultura nas discussões preparatórias para a COP 10, que ocorrerá em novembro, no Panamá, e poderá ter impacto direto na cadeia produtiva.
Por sua liderança mundial nas exportações de tabaco nos últimos 30 anos e por ser o segundo maior produtor, o Brasil deve atuar como defensor desse cultivo, que tem contribuído significantemente para o desenvolvimento socioeconômico de diversas cidades, principalmente na Região Sul do país. Schünke destacou o histórico de parceria entre o Ministério da Agricultura e o setor produtivo, dada a compreensão que a pasta possui sobre o impacto das diretrizes da CQCT na vida das milhares de pessoas que dependem da produção, beneficiamento e exportação do tabaco.
Schünke também participará de uma reunião com o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Paulo Teixeira, no dia seguinte, 13 de abril, às 15h30. Além do SindiTabaco, estiveram presentes no encontro o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner; o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria do Fumo (Abifumo), Giuseppe Lobo; o secretário executivo da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (AmproTabaco), Guido Hoff; o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva; o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco, Romeu Schneider; e a prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany.