Suspensão da vacinação contra a febre aftosa será ampliada para mais sete estados

Publicação da Portaria oficial no Diário Oficial da União em breve

Suspensão da vacinação contra a febre aftosa será ampliada para mais sete estados

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) comunicou a interrupção da vacinação contra a febre aftosa em mais sete estados durante o 3º Fórum Nacional do PE-PNEFA 2017-2026. Os estados beneficiados com essa decisão são Amapá, Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Sergipe, pertencentes aos blocos II, III e IV do PE-PNEFA. A Portaria oficial que confirma a antecipação da última etapa da vacinação para abril de 2024 será em breve publicada no Diário Oficial da União.

Essa medida é parte do avanço do Plano Estratégico para manter o Brasil livre da febre aftosa, sendo um passo crucial para a certificação internacional de zona livre de febre aftosa sem vacinação prevista para agosto de 2024. Para alcançar esse objetivo, será estabelecida uma norma de restrição na movimentação de animais e produtos entre os estados autorizados a suspender a vacinação e os demais que ainda a realizam no país.

Apesar disso, a Campanha de vacinação contra a febre aftosa em maio e novembro de 2024 continuará em estados específicos, sendo necessário que os produtores adquiram as vacinas em revendas autorizadas e sigam as orientações para garantir a eficácia da imunização.