Estabilidade no final de semana, com elevação gradual das temperaturas
Durante o final de semana, as condições de tempo terão pouca variação em todo o país devido à atuação de uma massa de ar mais seco, que influenciará desde o sul até as áreas do sul da região Nordeste. Com a presença desse ar seco, as temperaturas irão gradativamente aumentar nos próximos dias, especialmente na região Sul. Enquanto isso, no centro-norte do país, as chuvas serão frequentes, podendo ocorrer trovoadas localmente fortes. No domingo, esse aumento de temperatura será mais evidente, indicando a chegada de instabilidades no início da próxima semana.
No sábado, a presença da massa de ar seco no centro-sul garante tempo firme e temperaturas amenas no amanhecer, principalmente na serra gaúcha, faixa central de Santa Catarina, Paraná, sul do Mato Grosso do Sul, sudeste de São Paulo, sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As temperaturas se elevarão no período da tarde sobre o sul de Goiás, norte de Minas Gerais, oeste e norte da Bahia. Já as instabilidades persistirão em algumas regiões como Mato Grosso, norte de Goiás, todos os estados da região Norte e na faixa norte da região Nordeste, com possibilidade de chuvas intensas em alguns pontos.
Para o domingo, as chuvas se concentrarão principalmente no norte do país, com aumento nos volumes previstos em algumas áreas. Também há previsão de chuvas desde o Maranhão até o Rio Grande do Norte, avançando em direção ao leste da Bahia, Sergipe e Alagoas, devido à influência das instabilidades oceânicas. Nas demais regiões, o tempo ficará firme, com ligeiro aumento nas temperaturas. Na região sul, a elevação das temperaturas será mais percebida, devido à chegada de uma frente fria após a condição "pré-frontal" que já está presente no sul do país.