Volume recorde de exportação de carne bovina alcançado em março de 2024
ABRAFRIGO divulga dados recentes sobre mercado internacional de carne bovina, apontando aumento nas exportações no primeiro trimestre de 2024, apesar de desafios de preços. Segundo dados da SECEX do MDIC, as exportações brasileiras de carne bovina registraram crescimento notável em volume e receita.
Em março de 2024, volume total de carne bovina exportada atingiu 206.053 toneladas, representando aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior, resultando em receita de US$ 856,9 milhões, aumento de 21% em relação ao ano anterior.
Apesar da queda nos preços médios, o mercado de exportação de carne bovina brasileira continua a crescer. China permanece como principal mercado, representando 41,1% do total, com redução nos preços médios pagos. EUA registraram aumento expressivo nas importações, adquirindo 112.222 toneladas no primeiro trimestre de 2024, aumento de 93,5% em relação ao ano anterior, apesar da queda nos preços pagos.
Emirados Árabes surgem como terceiro maior comprador, com aumento significativo nas aquisições de carne bovina brasileira e preço médio relativamente estável em comparação com o ano anterior.