Pancadas de chuva no Sul e calor no Centro-Norte; Previsão de chegada de ar frio no final do dia
Nesta terça-feira (05.03), a frente fria segue atuando na região Sul, trazendo chuvas volumosas e avançando em direção ao sudeste do Brasil. Uma massa de ar seco e frio também deve avançar pela fronteira sul, provocando a queda das temperaturas no final do dia. No centro-norte do país, as chuvas serão mais irregulares devido ao calor e umidade, resultando em chuvas mal distribuídas. Mesmo com as chuvas, áreas entre o norte do Paraná, oeste de São Paulo e leste de Mato Grosso do Sul devem permanecer sob a condição de pré-frontal, com altas temperaturas e baixa umidade. As maiores temperaturas do dia são esperadas nesse setor, com possibilidade de atingir 38°C e índices de umidade abaixo de 30%.
As instabilidades na região serão atribuídas às instabilidades tropicais e ao fator termodinâmico, resultando em chuvas irregulares em todas as regiões. Os menores volumes são esperados no centro do Amazonas, norte de Roraima, leste do Pará e norte do Tocantins. A região nordeste terá instabilidades devido aos ventos oceânicos e fraca atuação da ZCIT, com volumes mais expressivos ao norte da região. No Mato Grosso do Sul, mesmo com chuvas previstas, as temperaturas devem permanecer acima de 35°C. Em Mato Grosso e Goiás, as chuvas serão mais presentes, auxiliando na colheita da soja e no plantio do milho safrinha.
A frente fria continuará atuando sobre a região sul, com instabilidades localmente fortes no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ao longo do dia, as instabilidades da frente fria seguirão em direção ao sudeste, enquanto uma massa de ar seco e frio trará tempo firme ao Rio Grande do Sul. No oeste de São Paulo, espera-se um dia de temperaturas elevadas com possibilidade de chuvas isoladas. No estado de Minas Gerais e Rio de Janeiro, as instabilidades devem estar melhor distribuídas. No extremo nordeste de Minas e extremo norte do Espírito Santo, tempo seco. O oeste de São Paulo terá temperaturas elevadas, podendo alcançar 35 a 37°C, com baixa umidade. Durante a tarde, as chuvas podem intensificar no leste do Paraná e as instabilidades serão mais irregulares no norte do estado.