Iniciativa destaca a relevância da inspeção e selos de qualidade na segurança alimentar
Recentemente, o Governo Federal lançou a campanha "Alimento inspecionado. Tá na mesa, tá seguro", com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância da inspeção alimentar, especialmente em relação às carnes de aves e ovos. Em entrevista ao Portal Agrolink, André Ghedini, da SGS, discutiu a iniciativa para garantir a segurança alimentar do país.
A campanha, promovida pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), surge em decorrência da gripe aviária que entrou no país em 2023 afetando aves silvestres. Ghedini esclarece que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves e ovos inspecionados.
O destaque da campanha é o selo de inspeção (SIF, SIE, SIM e Sisbi) presente nos rótulos de produtos de origem animal. Antes de receber esse selo, os produtos passam por várias etapas de fiscalização e inspeção do governo, garantindo que atendam aos critérios legais.
A SGS, com laboratórios credenciados pelo governo, desempenha um papel fundamental nesse processo, realizando análises que confirmam a segurança das carnes de aves e ovos, contribuindo ativamente nas inspeções e fornecimento das certificações necessárias.
Ghedini ressalta a importância da inspeção em todas as fases, da fazenda ao armazenamento, para garantir a segurança alimentar. Ele enfatiza que a presença dos selos de inspeção nos produtos garante que todas as etapas foram cumpridas, seguindo os padrões de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira.
Os selos de inspeção também facilitam a rastreabilidade e são um indicativo claro de que o alimento passou por rigorosos processos de inspeção, atendendo aos padrões de segurança alimentar do Brasil.
Desde o âmbito municipal até o federal, os serviços de inspeção trabalham juntos para garantir que os produtos de origem animal atendam aos regulamentos sanitários, verificando higiene, controle de doenças e composição nutricional.