Inverno: Previsão de baixas temperaturas nesta quinta-feira

Impacto da massa de ar polar no sul e dos corredores de umidade ao norte do Brasil

Inverno: Previsão de baixas temperaturas nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (18.04), a frente fria estará atuando entre a região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, podendo ocasionar temporais no Vale do Paraíba e áreas próximas ao litoral. Enquanto isso, no centro-sul do país, a massa de ar frio avançará, trazendo tempo firme e temperaturas típicas de inverno.

Em regiões de maior altitude, as temperaturas baixas e o céu limpo durante a madrugada propiciarão a formação de geadas, porém de forma fraca e pontual, sem representar um risco para as lavouras locais.

As chuvas no centro-oeste serão concentradas na faixa central da região, de forma isolada e pontual. No norte do Brasil, as condições de chuva estarão ligadas à presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), mantendo instabilidades ativas do norte do Pará até o Rio Grande do Norte.

Além disso, no leste do nordeste, as chuvas continuarão devido às instabilidades oceânicas, conhecidas como ondas de leste, que se deslocam para a costa da região. As trovoadas se manifestarão em praticamente toda a região devido às instabilidades tropicais, com exceção de áreas mais secas no sudeste do Pará e sul do Tocantins.

As chuvas seguirão um padrão de instabilidades na região, com destaque para as precipitações na faixa norte e leste, como no Recôncavo Baiano e Sealba, devido às ondas de leste. No noroeste da Bahia, chuvas isoladas poderão ocorrer devido à combinação de calor e umidade.

A frente fria continuará atuando na região, mantendo instabilidades sobre parte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e Mato Grosso. Nos pontos mais ao sul, uma massa de ar seco trará condições de tempo frio, com temperaturas mínimas mais baixas. Já no norte, as temperaturas continuarão elevadas.

No Sudeste, o ramo de instabilidades da frente provocará chuvas na metade sul de Minas Gerais e na faixa litorânea, com possibilidade de temporais em algumas áreas específicas. Uma massa de ar frio e seco avançará pelo sul de São Paulo, enquanto ar quente e seco predominará no norte de Minas Gerais.

A chegada da massa de ar seco e frio manterá o tempo firme na região, com possíveis instabilidades no litoral do Paraná. Destaque para as baixas temperaturas, podendo ficar abaixo dos 10°C em grande parte da área e ainda mais baixas em áreas mais altas. Geadas poderão ocorrer na serra catarinense, sem afetar as regiões produtoras do Sul.