Produção de etanol no Brasil pode atingir mais de 34 bilhões de litros

Potencial de produção de 1,25 bilhão de litros de etanol no Paraná nesta safra.

Produção de etanol no Brasil pode atingir mais de 34 bilhões de litros

Conforme o Boletim de Conjuntura Agropecuária do Deral/Seab, a produção de etanol no Brasil na safra 2023/24 deve ultrapassar os 34 bilhões de litros. A maioria desse etanol ainda é produzida a partir da cana-de-açúcar, correspondendo a 82% da produção nacional. No entanto, o etanol de milho vem ganhando destaque, representando 18% da produção nacional e apresentando um crescimento significativo nos últimos anos.

Os dados revelam que na safra 2020/21, o etanol de milho era responsável por apenas 9% da produção, totalizando 2,7 bilhões de litros. No entanto, na safra atual, é esperado um salto para 6,1 bilhões de litros, o que equivale a um aumento expressivo de 125% nos últimos quatro anos. Ademais, o cenário é favorável, com um crescimento estimado em 36% somente na safra atual em relação à safra anterior, 2022/23.

A produção de etanol está concentrada principalmente nas regiões sudeste e centro-oeste do país, com São Paulo liderando, sendo responsável por 36% da produção nacional. Por outro lado, a produção de etanol de milho está concentrada principalmente no estado do Mato Grosso, contribuindo com 73% da produção desse tipo de etanol. No Paraná, a produção estimada de etanol para a safra atual é de 1,25 bilhão de litros, representando cerca de 3,7% da produção nacional.