Potencial de produção de 1,25 bilhão de litros de etanol no Paraná nesta safra.
Conforme o Boletim de Conjuntura Agropecuária do Deral/Seab, a produção de etanol no Brasil na safra 2023/24 deve ultrapassar os 34 bilhões de litros. A maioria desse etanol ainda é produzida a partir da cana-de-açúcar, correspondendo a 82% da produção nacional. No entanto, o etanol de milho vem ganhando destaque, representando 18% da produção nacional e apresentando um crescimento significativo nos últimos anos.
Os dados revelam que na safra 2020/21, o etanol de milho era responsável por apenas 9% da produção, totalizando 2,7 bilhões de litros. No entanto, na safra atual, é esperado um salto para 6,1 bilhões de litros, o que equivale a um aumento expressivo de 125% nos últimos quatro anos. Ademais, o cenário é favorável, com um crescimento estimado em 36% somente na safra atual em relação à safra anterior, 2022/23.
A produção de etanol está concentrada principalmente nas regiões sudeste e centro-oeste do país, com São Paulo liderando, sendo responsável por 36% da produção nacional. Por outro lado, a produção de etanol de milho está concentrada principalmente no estado do Mato Grosso, contribuindo com 73% da produção desse tipo de etanol. No Paraná, a produção estimada de etanol para a safra atual é de 1,25 bilhão de litros, representando cerca de 3,7% da produção nacional.