EUA intensificam combate a cartéis e terrorismo com nova estratégia
Diretor de contraterrorismo detalha abordagens para incapacitar ameaças

O governo dos Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, lançou uma nova estratégia nacional que visa a neutralização das operações de cartéis e a mitigação de ameaças terroristas provenientes do hemisfério. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (6) por Sebastian Gorka, diretor de contraterrorismo da Casa Branca.
Ao assinar o documento na terça-feira (5), Trump enfatizou a necessidade de proteger a pátria americana. A estratégia se compromete a desmantelar grupos narcotraficantes e suas atividades, seguindo ações anteriores que incluem o cerco e a destruição de embarcações ligadas ao tráfico de drogas, e a deposição do ex-presidente venezuelano Nicolás Maduro.
✨ Gorka destacou que a nova abordagem prioriza a neutralização de ameaças no continente, evitando que cartéis e suas vítimas cheguem aos EUA.
Além disso, a estratégia abrangerá a identificação e a contenção de grupos políticos radicais dentro dos Estados Unidos, que, segundo Gorka, são caracterizados como antiamericanos e violentos, mencionando especificamente o movimento Antifa. Para isso, o governo buscará utilizar ferramentas legais e de segurança pública para mapear e desmantelar essas organizações.
Na próxima sexta-feira (7), autoridades antiterroristas americanas se reunirão com parceiros globais a fim de intensificar ações conjuntas contra ameaças, com um foco especial nas origens vindas do Irã e do Estreito de Ormuz.
Recentemente, após o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, houve um apelo por um esforço coordenado contra grupos de esquerda, acusados de incitar a violência. Gorka também destacou que a nova estratégia se aplicará a grupos de extrema-direita que promovem comportamento violento, além de manter a pressão sobre organizações jihadistas, como a Al-Qaeda.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Mais de política

Randy George é demitido como Chefe do Estado-Maior do Exército dos EUA por Pete Hegseth
Mudanças estratégicas no Pentágono sob nova liderança

Marco Rubio: EUA devem concluir operações contra o Irã em semanas
Secretário de Estado afirma que objetivos podem ser alcançados sem tropas em solo

Keir Starmer anuncia plano de investimento em defesa antes da cúpula da Otan
O primeiro-ministro britânico se compromete a apresentar as medidas na cúpula em Ancara.

Trump critica ataque armado por manifesto anticristão
Presidente americano se manifesta sobre tentativa de invasão a jantar de gala





