Governo federal estende estado de emergência devido à gripe aviária

Histórico: Primeira declaração de emergência zoossanitária no Brasil em maio de 2023 devido à gripe aviária

Governo federal estende estado de emergência devido à gripe aviária

A Portaria nº 680, publicada nesta terça-feira (7), prorrogou por mais 180 dias o estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional devido à detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade (IAAP) em aves no Brasil. Essa medida permite ao Mapa a mobilização de recursos federais, a articulação com outros órgãos públicos e privados, e a adoção de medidas sanitárias para conter a disseminação do vírus.

A emergência zoossanitária foi inicialmente decretada em maio de 2023, após os primeiros casos de gripe aviária em aves silvestres serem confirmados no Brasil. Desde então, houve registros da doença em 164 focos em 25 estados, principalmente em aves silvestres. No entanto, em três casos, o vírus foi identificado em aves de subsistência nos estados do Espírito Santo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Apesar da presença do vírus, o Brasil mantém-se livre de influenza aviária em aves de criação comercial, o que garante o status sanitário do país para a exportação de produtos avícolas.