Surfistas como Pedro Scooby realizam resgate de cavalos durante enchente no RS

Atletas enfrentam desafios em Eldorado do Sul, uma das cidades mais afetadas pelas inundações no Estado

Surfistas como Pedro Scooby realizam resgate de cavalos durante enchente no RS

Sensibilizados pela tragédia que ocorreu no Rio Grande do Sul, renomados surfistas de ondas gigantes de todo o mundo viajaram ao Estado para ajudar no resgate das vítimas utilizando barcos e motos aquáticas. Liderados por Pedro Scooby e Lucas Chumbo, o grupo iniciou o trabalho em Eldorado do Sul, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes, onde não só auxiliaram moradores a deixar as áreas alagadas, mas também foram além em demonstrações de solidariedade.

Em Eldorado do Sul, o surfista Iankel Noronha compartilhou nas redes sociais o resgate de vários cavalos, levando-os para um local seguro e evitando que se afogassem na enchente. Em um vídeo, Noronha mostrou a água suja da inundação e mencionou a necessidade de derrubar uma grade para chegar até os animais.

As chuvas intensas que começaram em 29 de abril causaram o pior desastre climático da história do Estado, com 364 municípios afetados, resultando em 90 mortes, 362 feridos e 131 desaparecidos, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil. As tempestades causaram a queda de pontes, destruição de calçamentos, alagamento de ruas, inundação de casas e estabelecimentos comerciais, além de deixar 19 barragens em estado de alerta devido ao acúmulo de água.

O setor mais prejudicado pelas chuvas no Rio Grande do Sul é o agronegócio, com perdas superiores a R$500 milhões, conforme levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).