Quarta-feira com previsão de intenso calor marcando o dia
Calor intenso e sensação de abafamento se agravam nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Nesta quarta-feira (20.03), o calor intenso será o principal destaque, antecipando a formação de instabilidades atmosféricas nos próximos dias. A situação, conhecida como pré-frontal, provocará um aumento no abafamento, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, com destaque para áreas próximas ao Paraguai, onde são esperadas temperaturas elevadas e baixos níveis de umidade.
Acesse AGROTEMPO clicando aqui.
A previsão indica que as chuvas se intensificarão na fronteira Sul do Brasil nesta quarta-feira, trazendo possíveis condições climáticas adversas, como granizo, vendavais e muitos raios. Ao mesmo tempo, a faixa Norte do país terá chuvas fortes, devido à ativação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), o que contribuirá para a instabilidade climática na região.
A ZCIT continuará influenciando as condições climáticas, possibilitando chuvas no nordeste do Pará, com previsão de volumes acima de 50 mm na Ilha do Marajó. É esperado um aumento nas precipitações no estado do Tocantins, com acumulados de até 40 mm ao longo do dia, enquanto nas demais regiões as chuvas serão mais esporádicas. A região ao norte de Roraima deve manter condições climáticas estáveis.
Uma massa de ar seco manterá o tempo firme no leste da região, apesar de instabilidades passageiras no Recôncavo e Sul Baiano. No norte da região, as instabilidades serão reforçadas, especialmente no norte do Piauí, Ceará e Maranhão, devido à presença da ZCIT. Destaque para o norte do Piauí e sul do Maranhão, onde os acumulados podem passar dos 60 mm.
As temperaturas mais altas próximas ao Paraguai serão o destaque na região. A umidade terá uma diminuição, especialmente no Pantanal (MS/MT). No entanto, em áreas do nordeste de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (exceto sudoeste) e Goiás, as chuvas são esperadas devido aos corredores de umidade, com potencial para temporais no norte de Mato Grosso.
As instabilidades devem ser mais frequentes na metade sul da região, devido à combinação de calor e umidade. As chuvas podem ser fortes em Minas Gerais central, com acumulados próximos a 40 mm, enquanto em São Paulo as instabilidades serão mais irregulares. Tempo firme é esperado no norte de Minas e Espírito Santo.
A frente fria que está se formando ao sul da região contribuirá para aumentar a sensação de calor devido à condição pré-frontal. Espera-se chuvas intensas, com potencial de tempestades, especialmente no sudeste do Rio Grande do Sul, onde os acumulados podem passar dos 50 mm. Já em áreas do norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, as instabilidades serão mais irregulares, apesar do tempo encoberto e de aumento da sensação de calor na região.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Gabriel Rodrigues
Jornalista especializado em clima
Mais de clima

Temporais no Sul do Brasil marcam a metade da semana; confira a previsão completa
Clima estável em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul, com sol e temperaturas altas

Previsão de queda brusca nas temperaturas para esta semana
Chegada de frente fria trará massa de ar polar nos próximos dias

Impacto das chuvas excessivas na realização de trabalhos em campo
Possibilidade de temporais para Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste na terça-feira

NOAA prevê possível registro de 400mm de chuva no Tocantins até o final do mês
Alerta de condições climáticas extremas em diferentes regiões do Brasil: Projeção de chuvas volumosas no MATOPIBA e previsão de ciclone e chuvas recorrentes no Sul e Sudeste





