Impactos na circulação de insumos, do leite cru e dos lácteos
Os impactos das enchentes no Rio Grande do Sul também atingiram o setor lácteo brasileiro. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Esalq/USP informou que, devido às áreas afetadas em todo o estado e às estradas/rodovias interrompidas, a circulação de insumos, do leite cru e dos lácteos está prejudicada.
Além disso, a falta de energia elétrica e de água está afetando diversas regiões, tendo reflexos em toda a cadeia produtiva. Pesquisadores do Cepea alertam para a possibilidade de mudanças no comportamento sazonal dos preços ao produtor.
Alguns laticínios tiveram que interromper a produção, seja por danos em suas estruturas industriais, falta de energia elétrica ou pela impossibilidade de coletar o leite cru nas fazendas. Enquanto isso, os laticínios e cooperativas que continuam operando relatam esforços conjuntos para conseguir captar o leite cru.
Apesar das perdas, eles buscam alternativas, como captar leite de propriedades menos afetadas e distribuir lácteos. Entretanto, essas novas rotas têm aumentado os custos logísticos da operação, de acordo com agentes do mercado.