Ceasa realiza feira improvisada no estacionamento de Gravataí

Central improvisada no centro de Porto Alegre após área original ser inundada pelos temporais

Ceasa realiza feira improvisada no estacionamento de Gravataí

A Ceasa do Rio Grande do Sul vai operar temporariamente em um estacionamento próximo à via expressa na cidade de Gravataí, conhecida por sua indústria proeminente. A medida foi tomada devido à inundação da área original da central, localizada no centro de Porto Alegre, provocada pelos temporais que assolam o estado desde o final de abril.

Essa mudança agitou o pacato bairro de Santa Fé, que se transformou em um polo de emergência para distribuição de alimentos, visando evitar a escassez na região. Na manhã desta quinta-feira (9), caminhões formaram filas para descarregar os produtos, já que o espaço é menor do que o habitual e requer criatividade e boa vontade para organizar o fluxo de mercadorias.

Com banquinhos, caixas e um escritório improvisado debaixo de um caminhão, a estrutura foi adaptada para atender às necessidades do momento. Jaqueline, uma produtora local, vendeu parte de sua carga em apenas duas horas de feira, demonstrando o valor do esforço mesmo diante das adversidades.

Os técnicos do governo gaúcho estimam que a restauração da infraestrutura danificada pelas fortes chuvas custará pelo menos R$ 19 bilhões. Infelizmente, segundo a Defesa Civil estadual, 107 pessoas já faleceram em decorrência dos efeitos adversos das chuvas, como inundações, alagamentos e deslizamentos, enquanto outras 136 estão desaparecidas. Mais de 1,47 milhão de habitantes foram afetados de alguma forma, em 425 municípios atingidos pelos desastres naturais.