Mais de 327 mil pessoas foram obrigadas a abandonar suas residências
Segundo o último boletim da Defesa Civil estadual, em apenas 24 horas, o número de pessoas desalojadas no Rio Grande do Sul mais do que dobrou, passando de 163 mil na quarta-feira para 327.105 nesta quinta-feira. Essas pessoas tiveram que deixar suas casas em busca de abrigo junto de parentes, amigos ou nos abrigos públicos, totalizando 68.519 indivíduos. Cerca de 1,74 milhão de gaúchos foram afetados de alguma maneira pelas enchentes, sofrendo com a perda de suas residências, falta de energia, água e alimentos.
A situação atingiu 431 municípios no estado, o que representa mais de 80% das cidades gaúchas. O número de mortes causadas pelas chuvas já chega a 107, com 134 pessoas desaparecidas e 754 feridos. As autoridades estão em alerta devido à previsão de chuvas fortes a partir de sexta-feira, com a expectativa de intensificação no final de semana, principalmente no centro-norte e leste do estado, incluindo o litoral norte e o sul de Santa Catarina.
Enquanto o nível do rio Guaíba está abaixo dos 5 metros, os rios no sul do estado já começaram a subir e transbordar, aumentando a preocupação com agravamento da situação.