Receita dos triticultores em abril de 2024 esteve equilibrada com o custo operacional, aponta o Cepea
Apesar da recente recuperação nos preços do trigo e da queda nos custos de produção em relação ao ano anterior, os produtores estão enfrentando margens menores. De acordo com os cálculos da equipe de Custos do Cepea, a receita estimada em abril de 2024 estava se equiparando apenas com o custo operacional, resultando em margens negativas considerando os custos totais. Em 2023, as estimativas do Cepea indicavam margens positivas ao comparar a receita bruta e o custo operacional.
Os dados da Conab mostram que os agricultores não estão entusiasmados em cultivar trigo em 2024, uma vez que a redução da área destinada ao plantio deste ano será ampliada para 11,1% em relação a 2023. Por outro lado, a produtividade poderá aumentar 26,2% no mesmo período, levando a uma produção de 9,082 milhões de toneladas, um incremento de 12,2% em relação à safra anterior.
No Paraná, o preço médio da tonelada de trigo no mercado disponível à vista era de R$ 1.405,25 nesta segunda-feira (20), o que representa um aumento de 8,87% no mês, de acordo com levantamento do Cepea.