Estoques em alta pressionam cotações da soja em Chicago
Impactos da inflação no consumo interno do milho.

Segundo a TF Agroeconômica, na Bolsa de Chicago, a soja encerrou o dia em queda devido às perspectivas de aumento nos estoques e na inflação nos Estados Unidos. O contrato de soja para maio24, que é usado como referência para a safra brasileira, fechou com uma baixa de -0,83%, cotado a $ 1174,75 por bushel. Já o contrato de julho24, também utilizado como referência para a safra brasileira, registrou uma queda de -0,82%, atingindo $ 1178,00 por bushel. Tanto o contrato de farelo de soja para maio como o de óleo de soja encerraram o dia com variações, com o farelo em baixa de -1,40% e o óleo em alta de 0,17%.
Os dados da inflação nos EUA ficaram acima do esperado, o que pode impactar o consumo interno no curto e médio prazo. Além disso, a expectativa de aumento nos estoques finais de soja divulgada pelo USDA, devido à baixa demanda do grão americano, influenciou negativamente a cotação da soja. Mesmo com vendas consideráveis para exportação nos últimos dois dias, a oleaginosa não escapou da queda. A perspectiva de um aumento nas exportações brasileiras em abril, para 12,73 milhões de toneladas, também pressionou as cotações.
O secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, sugeriu que a China está favorecendo o milho e a soja brasileiros, possivelmente como uma forma de retaliação às restrições impostas à propriedade de terras agrícolas nos EUA. Vilsack mencionou a decisão do estado do Arkansas de obrigar a empresa de sementes Syngenta, controlada pela chinesa Sinochem, a vender 160 acres de terras agrícolas.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Leonardo Gottems
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

A rotina diária do produtor de tabaco: desafios e tarefas do campo
O cotidiano na produção de papel: como é o dia a dia na fabricação das folhas

Recuperação da oferta de gado de pasto poderá sofrer atraso
Impacto do clima quente e seco nas regiões central e norte do país agrava cenário atual

Perspectivas futuras para o mercado de algodão no Brasil
A perspectiva da safra 2023/24 aponta expansão na produção agrícola no Brasil

Visão geral do mercado global de laticínios
Os preços do leite na fazenda estão prontos para se recuperar após atingirem baixa de três anos em outubro de 2024





