FAO relata crescimento de 1% na produção mundial de trigo
em nossas vidas: conheça os principais impactos do clima em nosso dia a dia

De acordo com um relatório da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) das Nações Unidas, está previsto que a produção global de trigo em 2024 aumente 1% em comparação com o ano anterior. No entanto, esse aumento não será suficiente para alcançar a produção recorde registrada em 2022.
A FAO observou que nos Estados Unidos e no Canadá, que são dois dos maiores produtores de trigo do mundo, houve uma redução nas plantações, mas os rendimentos esperados aumentaram devido às condições climáticas melhoradas. Estima-se que a produção de trigo nos EUA em 2024 seja de 51,5 milhões de toneladas, superior à média dos últimos cinco anos e ao total do ano anterior. Enquanto isso, o Canadá deverá colher 33 milhões de toneladas em 2024, apesar de uma diminuição de 2% nas plantações de trigo.
Além disso, a produção global de trigo prevista pela FAO de 797 milhões de toneladas conta com contribuições da Rússia, que espera um pequeno aumento devido às condições climáticas favoráveis; da China, onde a forte demanda interna e o aumento do preço mínimo de compra estão impulsionando a expansão da área plantada e, consequentemente, o aumento na produção; e do Paquistão, que deverá aumentar a produção para 28,3 milhões de toneladas em 2024.
Esperava-se que a Índia atingisse uma colheita quase recorde este ano, mas as recentes chuvas e tempestades de granizo nas principais áreas de cultivo, pouco antes da colheita, reduziram as expectativas para a colheita de trigo do país, apesar do aumento das plantações.
Com as fortes chuvas perturbando a plantação de trigo em vários dos principais países produtores de trigo da União Europeia, especialmente França e Alemanha, espera-se que a produção na UE em 2024 diminua ligeiramente para 133 milhões de toneladas, de acordo com a FAO, que prevê um cenário semelhante para o Reino Unido.
Leia Também
Não perca nenhuma notícia!
Receba as principais notícias e análises diretamente no seu email. Grátis e sem spam.
Gostou desta notícia? Compartilhe!
Leonardo Gottems
Jornalista especializado em Agronegócio
Mais de Agronegócio

Estabilidade nos preços do trigo marca semana
Desafios na produção diante do anúncio de novos preços mínimos

O Brasil avança rumo à autossuficiência na produção de trigo
Reforçando a relevância do trigo na produção de proteína animal

Tempestades e neve tardia nos EUA causam atrasos no plantio
Distribuição de cultivos: 3% de milho, 5% de algodão e sem plantio de soja por enquanto

Mercados nos EUA preocupados com incerteza sobre área plantada
A fase inicial de cultivo do milho, soja, trigo duro, trigo de primavera e demais culturas





